Alimentos em flor
Alimentos em flor
O livro Flores do Alimento mostra que 49 alimentos básicos dão flores, nem todas são comestíveis
Agência Estado
Arquivo Folha
Poucos sabem: o cabelo do milho é sua florSe os espectadores do filme Como Água Para Chocolate estranharam a inclusão de pétalas de rosas num prato que a personagem Tita prepara, vão achar ainda mais esquisito o fato de a beterraba ter flor. Foi lançado no mês passado, em São Paulo, o livro Flores do Alimento, de Silvestre Silva, que mostra que, além da beterraba, outros 49 alimentos básicos de sustento da vida dão flores. A maioria destas, no entanto, não é comestível. Silva resolveu destacá-las por perceber que nem o agricultor sabe de sua existência.
Além das fotos de Silva, uma pequena ficha técnica dá informações científicas sobre cada alimento. O texto do jornalista Murilo Carvalho conta a história de sua domesticação e o roteiro que cada alimento fez pelo mundo. O resto é um pouco de cascata, como histórias pitorescas, lendas, receitas e até poemas, explica Carvalho, de 50 anos, dono da produtora de programas rurais Agribusiness. Entre as cascatas estão algumas crenças, como a de que comer uma banana cortada pelo seu comprimento dá azar por revelar o desenho de uma cruz. Ou a história da La Tomatina, uma guerra de tomates que acontece anualmente num povoado italiano.
Embora o livro seja de texto, o básico são as fotografias. Silva passou anos fotografando as flores do alimento. O Silvestre fez a parte mais difícil, que foi a pesquisa das flores, pois nem todas dão no Brasil. Entre as 50 fotos de flores do livro, estão a flor violeta da berinjela, as pequenas flores amarelas do brócolis e as delicadas flores brancas do café.
Arquivo Folha
Alcachofra: uma flor exuberante e comestívelMurilo acha que o livro será um ótimo guia para cozinheiros que quiserem saber a origem de certos alimentos. Poucos sabem que os portugueses trouxeram o arroz ao Brasil para melhorar a dieta dos escravos. Hoje é um dos componentes básicos da alimentação do brasileiro. O feijão, que era apenas um complemento alimentar, foi promovido a alimento básico no século 19, rebaixando a mandioca e o milho para segundo plano.
Segundo o jornalista, os colonizadores do Brasil tiveram papel fundamental no processo de globalização ao transferirem a tecnologia de comida de um país para outro. Os portugueses pegaram o milho e o amendoim do Brasil e levaram para a África, onde têm hoje um papel muito mais importante do que aqui.
Flores do Alimento, de Silvestre Silva - Editora Empresa das Artes, 192 páginas, preço: R$ 69.





