Algumas citações de São Jerônimo
O deserto é o mundo do invisível / e do sobrenatural. / No deserto, seu pasto é o meu coração. / O deserto faz com que / o ato de ver e a coisa vista, / o espectador e o espetáculo, / o duvidador e a dúvida, / sejam um só.
Nesta distante solidão do deserto, / abrasado por um sol inclemente, / vivo exilado e quieto. / Um tosco pano cobre / meus membros fracos e ressequidos. / O meu tormento é comigo..../ Que eu mesmo sou meu perigo.
Vamos tatear as escuras paredes, / descobrir pequenas janelas / por onde uma escassa luz nos oriente./ Uma idéia germinando em terra ingrata, / como uma interrogação ao porvir.../ Água opaca onde se reflete / a maravilha das constelações./ Vemos o mundo peça por peça:/ o sol, a lua, a árvore, o animal./ O todo, do qual são partes resplandescentes,/ é a alma.





