Com a faixa-título fazendo sucesso nas rádios, o novo CD de Alcione, ''Acesa'', é o 34º de seus 36 anos de carreira. O disco, que tem as participações especiais do grupo Revelação e de Wilson Simoninha, traz mais sambas do que os anteriores, mesclados com baladas românticas. ''Esse trabalho vem mais balançado, fui achando vários sambas bonitos e não quis perder a chance de gravá-los. Somos o que somos por causa do samba'', diz Alcione.
O título do trabalho faz referência ao que a mãe de Marrom comentava quando a cantora se arrumava para ir a bailes: ''Já está acesa', ela dizia. Eu não gostava quando ela falava isso, mas agora eu gosto da palavra. Acesa, para mim, tem a ver com alegria e disposição, com um momento de luz, com o acender da alma das pessoas''.
Na faixa de abertura, ''Eu Não Domino Essa Paixão'', de Paulinho Resende e Neneo, a voz grave de Alcione passeia com naturalidade por versos como ''E vamos combinar na madrugada/ Ele tem uma pegada que é impossível resistir'', que ela revela ter tido receio de gravar. ''Fico preocupada em cantar uma música que fala da pegada. Mas é sincero, se o sujeito não tiver a pegada, como é que fica?'', diverte-se.
Entre as 14 canções, todas inéditas, está o samba ''Eu Vou para Lapa'', de Serginho Meriti e Claudinho Guimarães, que Marrom gravou para a novela ''Caminho das Índias'' (Globo) a pedido de Gloria Perez, autora da trama. ''A Lapa no Rio está fervendo assim como o samba, que voltou a acontecer.'' Outra canção é ''Chutando o Balde'', de Nei Lopes. Há ainda ''Nair Grande, de Telma Tavares e Paulo César Feital, homenagem à dona Nair da Mangueira.
Feliz com a fase atual, ela arrisca dizer como seria sua vida se não tivesse se mudado de São Luís do Maranhão para o Rio. ''Seria casada com um sargento, como meu pai queria, e teria um monte de filhos.'' Responsável pela iniciação musical de Alcione, seu pai a incentivou a aprender clarinete, saxofone e trompete - instrumento que, adianta ela, vai passar a tocar com mais frequência em suas apresentações, que devem acontecer em São Paulo ainda neste ano.

mockup