Alceu Valença celebra os 70 anos
PUBLICAÇÃO
sábado, 30 de julho de 2016
Divulgação 

No dia 1º de julho, Alceu Valença completou 70 anos. Com 45 anos de carreira, o cantor e compositor Alceu Valença tem muita história para contar, e parte dela é lembrada no disco-coletânea "Ainda Há Coração". O tributo ao artista tem 14 faixas, com versões de composições de Valença recriadas por artistas da nova geração de Pernambuco, como o cantor Bruno Souto e a banda Tagore cantando juntos "La Belle de Jour" (1981) e "Girassol" (1987). Além disso, o álbum conta com músicos de outros Estados, como a cantora paulista Camila Garófalo, que fez uma nova versão de "Bobo da Corte" (1987).
A escolha do repertório foi feita por Leonardo Vinhas, produtor, curador do álbum e fã de Alceu Valença. "O meu pai sempre o ouvia, e eu tinha essa memória de infância. Mas o redescobri na adolescência, quando explodiu Chico Science & Nação Zumbi, com sua mistura de manguebeat e rock. Na mesma época, meu pai voltou a ouvir o Alceu e já fiz essa relação musical", conta Vinhas.
Para a homenagem, ele procurou incluir todas as fases do artista. "A música "Bobo da Corte", por exemplo, foi trilha de uma novela dos anos 1980, mas estava em um disco dele que pouco foi divulgado", explica o produtor, sobre "Leque Moleque" (1987), que saiu no mesmo ano em que a novela "Mandala" (Globo).
O grande sucesso "Tropicana" ganhou uma versão da banda Nevilton, do Paraná. A lembrança é do álbum "Cavalo de Pau" (1982). "Vou Danado pra Catende", do álbum "Molhado de Suor" (1974), é resgatada pela banda The Baggios, de Sergipe. Até artistas internacionais estão na lista. A cantora uruguaia Papina de Palma foi escolhida para "Coração Bobo", sucesso de 1980.
É possível ouvir o tributo "Ainda Há Coração" de graça. Basta acessar o site http://migre.me/utikI.


