Será realizado neste sábado (29), a partir das 15h, o evento festivo Àjòdún das Pretas.

Trata-se do último dos quatro saraus que compõem o projeto de oficinas criativas Àjòdún das Pretas: Mulheres, Olhares e Lugares”, contemplado pelo Promic - Programa Municipal de Incentivo à Cultura. O local do encontro cultural será o Cine Teatro Ouro Verde.

Produzido desde 2015, o projeto nasceu como Sarau das Pretas, mas, agora, se apresenta como Àjòdún, palavra que vem do Iorubá e significa reunião de pessoas para comemorar algo. Desta vez, o Coletivo de Mulheres Luiza Mahin (LuMah) se junta à equipe do Projeto Fabrincante na comemoração, que contará ainda com a Feira da Fábrica.

Os projetos participantes da Feira fazem parte da Rede Popular de Cultura, que é um programa que oferece para crianças, jovens e adultos de diversos bairros da cidade e distritos rurais oficinas variadas, de musicalização, dança, teatro, cinema, jogos eletrônicos, capoeira, hip hop entre outras, nos quais os participantes têm a oportunidade de criar.

A Feira da Fábrica dá visibilidade a essas criações e potencializa o processo cultural em rede. Através dessa ação, a população pode prestigiar exibições audiovisuais, apresentações artísticas e rodas de conversa, além de um enriquecedor contato com os diversos projetos que estão em desenvolvimento.

Esta edição do Àjòdún celebrará novamente as mulheres homenageadas nos saraus anteriores, as escritoras Carolina Maria de Jesus, Alzira Rufino e Conceição Evaristo, abordando suas obras no contexto dos resultados das oficinas de Escrita Criativa, desenvolvida com mulheres londrinenses e Multilinguagens, conduzida junto a crianças da rede pública de ensino. A programação terá início às 15h, com a exibição dos resultados do projeto Oficina de Stop Motion. As animações foram produzidas tendo como temática o orixá Exu, uma das entidades da religiosidade afro-brasileira.

Em seguida o projeto Escola Rural de Cinema exibirá o curta-metragem "Jogo dos Espíritos", elaborado pelos alunos que frequentaram as oficinas de ensino-aprendizagem de linguagem e realização cinematográficas. Na sequência, às 16h, será realizada uma roda de conversa com mulheres negras que participaram da Oficina de Rádio e Produção de Podcasts Cafua das Pretas, conduzida pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina, coordenados pelo professor Reginaldo Moreira e com mediação das integrantes do Coletivo LuMah.

Ao mesmo tempo, o projeto "Londrina dá Jogo" proporcionará uma experiência com games eletrônicos para crianças e adolescentes, compondo o tradicional Espaço Erê. A partir das 18h terá início as apresentações dos resultados dos projetos de oficina Ginga Londrina, Passos pro Futuro e Coro Cênico, que levarão capoeira, dança e música para o palco do Ouro Verde.

O encontro cultural será encerrado com uma grande roda de samba, conduzida pelas cantoras Cecília Bandeira, Luiza Braga e Silvia Borba, que apresentarão repertório especialmente preparado para a festa, ressaltando a produção musical de mulheres pretas brasileiras.

Segundo a jornalista e integrante do Coletivo LuMah, Fiama Heloisa, é muito simbólico o projeto ter parte de suas oficinas finalizadas na sala de espetáculos do Ouro Verde, com cantoras negras no foco: “Este sarau contará um pouco do processo das oficinas culturais realizadas com mulheres pretas londrinenses de todas as idades, demonstrando também no palco alguns resultados destas atividades, como textos literários, videopoemas, entre outras obras culturais, de diversos projetos parceiros. A ideia é proporcionar uma verdadeira ocupação do Ouro Verde, em especial pelas artistas pretas não só do circuito já conhecido, mas também aquelas que não tiveram a possibilidade, ainda, de subir neste importante palco londrinense", diz.

A educadora e ativista Poliana Santos, também integrante do coletivo realizador do evento, ressalta a importância desse protagonismo. “Queremos, assim, ajudar a desmistificar a ideia de que o edifício teatral é um lugar destinado a poucos privilegiados: ele pode e deve ser um espaço cultural voltado à produção cultural preta de nossa cidade”, finaliza.

O Àjòdún, uma realização do Coletivo LuMah, conta com a produção executiva de Álvaro Canholi, da PÁ! Artística, e patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, além do apoio da Universidade Estadual de Londrina. A Feira da Fábrica é um espaço de troca em rede e de democratização do acesso à cultura, organizada pelo Projeto Fabrincante, contemplado também com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura.

* Com assessoria de imprensa.

*

SERVIÇO

Àjòdún das Pretas: mulheres, olhares e lugares | Feira da Fábrica

Quando: sábado (29), a partir das 15h

Local: Cine Teatro Universitário Ouro Verde (R. Maranhão, 85 - Centro)

Entrada Gratuita