Antenada com o movimento virtual que através da internet tem dado continuidade à pungência artística que faz parte do DNA da cidade durante a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Cultura está divulgando links de acesso à vasta produção desenvolvida por artistas. Desenvolvida em parceria com os Conselhos Municipais de Política Cultural, e do Patrimônio Cultural, do Comitê Municipal de Economia Criativa, o SEBRAE e o Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina (APL do Audiovisual), a iniciativa prevê a divulgação de uma agenda semanal chamada de “Virada Cultural”.

Na programação que tem sido disponibilizada na Plataforma Londrina Cultura é possível encontrar atrações diversas, como contação de histórias infantis, apresentações de dança, música, teatro, cinema e aulas com exercícios de circo para se fazer com a família. O público também é incentivado a participar de concursos de literatura e visitar acervos de museus locais.

“Em tempos de isolamento social, as atividades culturais são deslocadas para outro lugar, que é o espaço virtual. Por isso, reunimos uma programação que traz variedade e pluralidade de linguagens culturais. É um gesto altruísta de artistas e produtores culturais para com o cidadão, num momento em que estes estão entre os grupos mais afetados pelas consequências econômicas do coronavírus”, explica o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro.

Na área musical há desde concertos apresentados no Festival de Música até aulas teóricas e práticas
Na área musical há desde concertos apresentados no Festival de Música até aulas teóricas e práticas | Foto: iStock

A agenda cultural desta semana conta com mais de 50 atrações. Na área musical, foram disponibilizados links de acesso a vídeos de concertos promovidos pelo Festival Internacional de Música de Londrina e endereços de sites de vários grupos musicais da cidade, como Caburé Canela e Abacate Contempoâneo, entre outros. Também é possível acessar aulas de gaita e teoria musical, ministradas por instrumentistas da cidade. Vários documentários produzidos em Londrina também podem ser acessados, entre eles “Memórias que não silenciam”, fala sobre a censura militar ao Festival Universitário de Londrina, e “Dona Vilma”, que narra a trajetória de Yá Mukumby, figura central no movimento negro brasileiro.

A literatura está presente por meio do Concurso Literário Contos da Quarentena, que tem objetivo de compartilhar as experiências reais e imaginárias de autores amadores ou profissionais durante a quarentena provocada pela pandemia do coronavírus em 2020. Durante a visita também é possível acessar o link de inscrições para a “Nova Antologia de Poetas Londrinenses, publicação do Festival Literário de Londrina – Londrix. Na dança, há vídeos do espetáculo “Quebra Nozes”, que integra o projeto “Quarentena com Arte!”, idealizado pela Funcart, que por meio do Ballet de Londrina, Escola de Dança e Escola de Teatro, preparou aulas teóricas e práticas sobre temas do teatro e da dança, leituras dramáticas, disponibilização de vídeos de espetáculos e oficinas de atividades físicas.

Já a programação direcionada ao público infantil conta com contação de histórias que acontece todas as tardes, aulas de circo que pode ser feitas em família e espetáculos de palhaçaria. A agenda da “Virada Cultural” é atualizada todas as quartas e sextas-feiras. Além do acesso através do site da prefeitura, a programação também pode ser solicitada pelo e-mail [email protected]. Já os artistas interessados em divulgar seus eventos podem fazer a solicitação pela plataforma da Secretaria de Cultura