AGENDA CULTURAL - Grandes atrações no circuito
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de outubro de 2005
Katia Michelle Pires<br> Equipe da Folha 
Curitiba - Música, teatro ou artes plásticas? Antes de responder a preferência, confira a programação do Circuito Cultural Banco do Brasil, que chega hoje a Curitiba com atrações para todos os gostos. O evento itinerante tem como destaque a exposição do pintor espanhol Antoni Tàpies, no Museu Oscar Niemeyer, além de um leque de shows musicais que merecem atenção. Hoje sobem ao palco do Teatro Guaíra Jair Rodrigues e Luciana Mello. Amanhã é a vez de Leila Pinheiro. A etapa paranaense do Circuito Cultural Banco do Brasil prossegue até o dia 20 de novembro. Até lá, nomes como Luiz Melodia, Zeca Baleiro, Rita Ribeiro e a bailarina Ana Botafogo desembarcam na cidade para apresentações únicas.
Cinema e dança também integram a programação durante os mais de 20 dias do evento. O circuito recebe, por exemplo, dois festivias de peso na área audiovisual: o festival de animação Anima Mundi e a mostra de documentários ''É Tudo Verdade'', além da série ''Encontro com o Cinema Brasileiro'', com filmes da cineasta Lúcia Murat. E a literatura também será representanda com um bate-papo com o escritor Inácio de Loyola Brandão. A agenda do evento ainda contempla o rock no seminário que vai debater o tema ''Caminhos da Produção Cultural e História do Rock''.
Na programação, também estão artistas paranaenses. O novo espetáculo da Verve Companhia de Dança e o musical ''A Gralha Azul do Paraná'', com shows de Lydio Roberto, Trio Quintina e Viola Quebrada integram o evento. O Circuito Cultural Banco do Brasil foi criado há seis anos, já aconteceu em diversas cidades brasileiras atraindo cerca aproximadamente 1,6 milhão de pessoas em 177 etapas já realizadas.
Neste final de semana, em Curitiba, o CCBB apresenta duas peças de teatro. A infantil ''Dom Quixote'', hoje e amanhã às 15 horas no miniauditório do Teatro Guaíra e ''O auto da compadecida'', hoje e amanhã às 19 horas. O primeiro é uma adaptação de Olga Romero para o clássico da literatura. A peça utiliza bonecos de vara para contar a história do fidalgo e é indicada para crianças de três a nove anos. Já ''O Auto da Compadecida'' é uma montagem da companhia Máscaras de Teatro, dirigida por Marino Júnior. Os dois espetáculos tem entrada franca.
Logo mais a noite, às 20h30 no Guairão, tem show de Jair Rodrigues e Luciana Mello e amanhã Leila Pinheiro apresenta o show ''Nos Horizontes do Mundo'', com repertório calcado no seu 12º disco, de mesmo nome. Além de tocar piano ou teclado em todas as faixas do disco, Leila gravou duas músicas de sua autoria: pela primeira vez registra a balada ''Hoje'', que a tornou parceira de Renato Russo em 1993, e assina o tema ''Delicadeza''
A maior parte da programação do Circuito Cultural Banco do Brasil tem entrada franca, exceto os shows musicais no Guairão, que custam R$ 15,00 e R$ 7,50 mais um quilo de alimento não perecível.


