Apreciar de perto as obras de Monet expostas no Museu do Louvre, em Paris, inspirou o grafiteiro Tadeu Lima Junior, popularmente conhecido como Carão, a aprimorar a técnica utilizada em seu trabalho há mais de uma década. Unindo o estilo realista que o projetou internacionalmente ao impressionismo que teve o pintor francês como maior representante, o artista londrinense abre hoje, às 19h30, no Museu de Arte de Londrina sua primeira exposição individual. Abordando o tema "Africanidade em Traços: arte do graffiti", a mostra reúne oito trabalhos inéditos que ficarão expostos até o próximo dia 24, com entrada franca.

"Retratar negros é a temática que escolhi para o meu trabalho desde que comecei a produzir grafite, em 2006. Para essa exposição, quis mostrar a ancestralidade da raça trazendo para as telas singularidades da África tribal", sintetiza Carão.

O grafiteiro afirma ter ficado surpreso com a similaridade dos traços de africanos com os de negros brasileiros que costuma retratar. "Após realizar muitas pesquisas em livros e filmes africanos, comecei a fazer as pinturas e achei os traços muito parecidos. As diferenças são mínimas", constata.

O grande diferencial da exposição apontado por ele é a técnica utilizada na produção das telas. "Os quadros da mostra foram feitos em grafite sobre madeira. Mas acabei misturando o estilo impressionista ao realismo que costumava utilizar. Mudei minha maneira de pintar há cerca de um ano, após ver as telas de Monet, em Paris, onde fui por duas vezes trabalhar como tatuador", relata o londrinense.

Segundo Carão, o estilo impressionista permite dar destaque a detalhes que passariam imperceptíveis na técnica de realismo que usava. "É um método mais difícil de trabalho, mas que me deixa mais solto na hora de criar minhas pinturas com spray. Não conheço nenhum outro grafiteiro que una esses dois estilos. Espero que as pessoas gostem. Continuo pintando com o objetivo de valorizar o povo negro. Meu desejo é que os negros como eu se sintam representados através da minha arte", enfatiza o grafiteiro que possui obras espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Paris e Buenos Aires.

Serviço:
"Africanidade em Traços: arte do graffiti"
Quando – Abertura hoje, às 19 horas. A mostra pode ser visitada até 24 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, e no próximo sábado, das 9 às 13 horas
Onde – Museu de Arte de Londrina (R. Sergipe, 640)
Quanto – Entrada franca

mockup