As narrativas mais apocalípticas sobre um mundo devastado pelo colapso do meio-ambiente saltaram das históras em quadrinhos futuristas para assombrar o dia a dia da população mundial. O espetáculo ''Sobre Todas as Coisas'', que estréia hoje em Londrina, projeta algumas dessas inquietações e ainda embute aflições contemporâneas como a solidão e a crueldade dos seres humanos.
A peça, montada por uma das turmas de formandos do curso de Artes Cênicas da UEL, será apresentada de forma pouco convencional no Teatro Ouro Verde: em vez do palco, os atores conduzirão a plateia para outros espaços do local incluindo o porão, a sala de ar condicionado e a garagem. O palco só será ocupado na última cena do espetácuo.
''Em alguns momentos, a proximidade do público permitirá uma interação entre atores e espectadores'', diz a diretora Margha Vine. Durante o percurso entre um ponto e outro, haverá instalações para provocar os sentidos da plateia. Ela conta que a exploração dos diversos ambientes inspirou um olhar afetivo do grupo sobre o teatro, cujo acervo de cartazes e documentários também foi inserido na peça.
Margha explica que a preocupação com o meio ambiente e a angústia com a degradação das relações humanas surgiram de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos próprios alunos-atores. O material, porém, não virou matéria-prima para um enredo clássico. De acordo com ela, a montagem não traz uma narrativa linear com início, meio e fim. ''São sobreposições de imagens em movimento'', define.

Serviço
Quando - Hoje, amanhã, sábado e domingo, 20h30
Onde - Teatro Ouro Verde, em Londrina
Quanto - 1kg de alimento não perecível