Afinação cubana
DivulgaçãoO pianista cubano Gonzalo Rubalcaba faz show hoje com João Bosco no Festival de IlhabelaHoje, o cantor e compositor Ivan Lins sobe novamente ao palco do Festival de Ilhabela para receber seus convidados - o cantor João Bosco e o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba. O repertório terá, entre outras pecas, ‘‘Tico-tico no Fubᒒ, ‘‘Aquarela do Brasil’’, ‘‘Madalena’’, ‘‘Incompatibilidade de Gênios’’ e ‘‘Ronco da Cuíca’’.
As atenções devem estar centradas em Rubalcaba, considerado um dos grandes nomes do jazz da atualidade. ‘‘Ele é um pequeno gênio’’, afirma Ivan Lins. ‘‘Não sou nada disso. Acho que vim ao mundo apenas com determinada capacidade para fazer som’’, diz, modestamente, o pianista cubano.
De acordo com Rubalcaba, as músicas brasileiras e cubanos têm bastante afinidade. ‘‘Ambas receberam influências da música negra. Mas para mim o importante é que tenho uma sorte tremenda em estar novamente ao Brasil para aprender um pouco mais sobre sua musicalidade’’, disse.
O Festival de Ilhabela dá uma parada hoje e retorna a maratona musical no próximo final de semana. Para os dias 3 e 4 de fevereiro, as apresentações ficam por conta de Toquinho, Elba Ramalho, Dominguinhos, a pianista Eliane Elias e o baixista norte-americano Marc Johnson. Já nos dias 4 e 5, as atrações serão Gilberto Gil, Egberto Gismonti, o bandeonista argentino Dino Saluzzi e a Orquestra Philarmonia Brasileira.(A.M.J.)