O Festival de Música de Londrina despede-se hoje do público com dois grandes concertos noturnos de encerramento. Mas a programação chega ao fim oferecendo outras atrações ao longo do dia. O destaque é o show duplo no Teatro Marista com a presença da Big Band Consórcio União e da Orquestra de MPB formada pelos alunos do 22º FML.
A Big Band abre a festa às 20h30, sob a regência de Vitor Gorni e participação de cerca de 50 músicos todos alunos do festival. Gorni, o band leader, preparou um programa jazzístico reunindo as composições ''In a mellow tone'', ''Tolen moments'', ''One Green Dolph Street'', ''Zazoeira'', ''Garota de Ipanema'', ''Fly me to the Moon'', ''Night and Day'' e ''Don't Get Around much anymore''.
Em seguida, a Orquestra de MPB ocupa a cena com sua turma de 30 músicos, todos oriundos também das salas de aula do festival. Roberto Gnatalli segura a batuta. Figura carimbada no evento londrinense, ele é compositor, arranjador e produtor. Já foi premiado com o Troféu Kikito pelo Festival de Cinema de Gramado, em 1989, na categoria de melhor música adaptada para o filme ''Eternamente Pagu'', de Norma Bengell.
Em 1993, fundou a Oficina de Música Popular Brasileira de Curitiba, da qual é diretor artístico. Antes, dirigiu a Orquestra de Música Brasileira de 1984 a 1992. Para o concerto de hoje, ele selecionou as canções ''Cheguei'' (de Pixinguinha e Benedito Lacerda), ''Segura ele'' (Pixinguinha e Benedito Lacerda), ''Carinhoso'' (Pixinguinha e João de Barro), ''Ingênuo'' (Pixinguinha e Benedito Lacerda), ''Lamento'' (Pixinguinha), ''Proezas de Solon'' (Pixinguinha e Benedito Lacerda), ''Naquele Tempo'' (Pixinguinha e Benedito Lacerda), ''Meu amigo Tom Jobim'' (Radamés Gnattali) e ''Pra machucar meu coração'' (Ary Barroso, com arranjo de Luiz Otávio Braga).
Também destaque da programação, o grupo Cupuaçu faz duas apresentações: ao meio-dia na Concha Acústica e às 20h30 no Jardim União da Vitória. Cupuaçu existe há mais de uma década como um núcleo de pesquisas em danças populares brasileiras. Ao longo desse período, vem animando o ciclo de festas do bumba-meu-boi (renascimento, batizado e morte do boi) no Morro do Querosene, em São Paulo.
É liderado pelo maranhense Tião Carvalho. No Jardim União da Vitória, o grupo se junta aos integrantes do projeto Boi da União (projeto de resgate cultural das festas populares desenvolvido naquele bairro) para apresentar o Auto do Bumba meu Boi. O espetáculo conta a história de um casal de retirantes que chega a uma fazenda onde há um boi 'brincando' e a mulher, que está grávida, tem o desejo de comer língua de boi - justamente a língua do Boi Bumbá. Tudo isso é contado com muita irreverência e bom humor.
Completam a programação do dia um concerto do Coro Infantil do FML, às 16 horas, no Teatro Com Tour; e um recital dos alunos da Oficina de Jazz na Associação Médica, sob a coordenação de Idriss Boudrioua.

mockup