Rio, 19 (AE) - A Academia Brasileira de Letras (ABL) entrega amanhã (20), em sessão especial, os Prêmios Machado de Assis e ABL a escritores, jornalistas e intelectuais que se destacaram, em 1998, na vida cultural do País. A maior homenagem
o Prêmio Machado de Assis, no valor de R$ 40 mil, será dado ao escritor mineiro Fernando Sabino, pelo conjunto da obra. Com 76 anos, Sabino tem 26 livros publicados, entre crônicas, romances, contos e memórias, e vai ser saudado pelo acadêmico Antônio Olinto.
O Machado de Assis é um dos prêmios literários mais importantes do País. Foi instituído em 1941 e entre os ganhadores estão Joel Silveira, Carlos Heitor Cony, J.J. Veiga, Antônio Cândido e o poeta Afonso Schmidt. A escolha ocorre em votação secreta com a participação de todos os membros da academia e a entrega é feita no aniversário da instituição, que completa amanhã 102 anos.
Na mesma festa em que Sabino será homenageado, serão entregues os quatro prêmios ABL, no valor de R$ 20 mil cada um, para: o escritor gaúcho Sérgio Faraco (de ficção, pelo livro Dançar um Tango em Porto Alegre), Mauricio de Sousa (infantil, por A Turma da Mônica), o poeta maranhense Nauro Machado (por sua Antologia Poética) e o presidente da Academia Bahiana de Letras, Cláudio Veiga (de ensaio, crítica e história literária, pelo livro Um Brasilianista Francês; Philéas Lebesque).
O prêmio ABL não se refere necessariamente a uma obra publicada no ano imediatamente anterior à sua entrega. A atriz Fernanda Montenegro e o diretor Walter Salles Jr. vão receber a Medalha João Ribeiro, com o ministro Fontes de Alencar, o tributarista Ives Gandra Martins e José Vitorino. A Medalha Machado de Assis será entregue a dez jornalistas e escritores. A festa está marcada para as 17 horas, no Petit Trianon. (B.C.S.)