Fundada há 44 anos com o objetivo de estimular o desenvolvimento da cultura local, a Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina recebe cinco novos membros titulares neste final de semana. Passam a integrar a entidade como "imortais” a escritora, jornalista, professora e advogada Carla Benedetti; a jornalista e poeta Célia Musilli; o professor universitário Charles Feldhaus; o escritor Eduardo Luiz Baccarin-Costa; e o publicitário Victor de Pompei Gouvêa.

“A Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina conta com 40 cadeiras e algumas delas estavam vagas há algum tempo. Por isso, resolvemos abri essa seleção por meio de edital e ficamos surpresos com a quantidade de pessoas interessadas em ocupá-las. Tivemos 15 inscritos e deste total foram selecionados os cinco titulares que tomarão posse neste final de semana. Os demais ocuparão a função de membros colaboradores culturais”, afirma a presidente da entidade, Ludmila Kloczak.

Ela ressalta que a seleção dos novos membros teve como principal critério o envolvimento com as áreas de atuação da entidade. “São pessoas que estão diretamente ligadas à produção e propagação da cultura, da literatura, das ciências e das artes. Nossa expectativa é que todos eles participem bastante das atividades da academia e ajudem a administrá-la”, enfatiza.

Dentre as atividades desenvolvidas pela entidade estão reuniões mensais abertas à comunidade. “Nos reunimos todos os segundos domingos de cada mês. Nesses encontros são convidados conferencistas para abordar temas propostos pelos titulares da academia e são promovidos saraus, com leituras de contos e poemas e apresentações musicais. Todos os eventos são divulgados antes em nossa página na internet”, comenta Ludmila ao referir-se o endereço virtual https://academia-de-letras-de-londrina.blogspot.com.

A cerimônia de posse dos cinco novos membros titulares marca o retorno dos encontros presenciais que nos últimos dois anos foram realizados virtualmente devido à pandemia de Covid-19. Participam do evento a cantora londrinense Monique Kodama, que interpretará canções brasileiras, e o decano José Ruivo da Silva, que falará sobre “O que penso ser a Academia”.

"QUE OS LIVROS NOS ILUMINEM"

Convidada para discursar em nome dos novos membros, Célia Musilli, que atua como jornalista, cronista, poeta e editora do caderno Folha 2 da Folha de Londrina destaca que, por ser mulher, é uma conquista estar entre os selecionados para uma instituição cultural como a Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina. “Durante muito tempo as mulheres estiveram afastadas dessa conquista. A própria Academia Brasileira de Letras só teve uma mulher entre seus integrantes em 1977, quando Rachel de Queiroz quebrou o tabu. E já estávamos em mais da metade do século 20. Nos últimos anos, a participação de mulheres em eventos literários também aumentou, isso antes era mais raro, num território predominantemente masculino, como em quase todas as áreas do conhecimento”.

Célia Musilli, jornalista, cronista e poeta: "Durante muito tempo as mulheres foram  afastadas dessa conquista nas academias"
Célia Musilli, jornalista, cronista e poeta: "Durante muito tempo as mulheres foram afastadas dessa conquista nas academias" | Foto: Gustavo Carneiro

A jornalista comenta ainda é preciso destacar que num momento de tanto obscurantismo, fazer parte de uma Academia de Letras é uma chance de lutar pela preservação de valores importantes, como a arte, a ciência e a cultura. “A educação é o primeiro instrumento a balizar o desenvolvimento, no Brasil não é diferente. Então, que os livros nos iluminem para chegarmos a dias melhores”, aponta.

Ela acrescenta que quando se fala dos imortais de uma academia, há de se ressaltar que imortais não são as pessoas, mas a cultura e a arte, geração após geração. “Como aqui na Academia de Londrina, fundada pelo Dr. João Soares Caldas em 1978 e que resiste até hoje, como um exemplo de que a busca pela cultura passa por caminhos formais e informais. Neste sentido, espero poder contribuir para que a academia londrinense faça um intercâmbio com outros núcleos literários da cidade onde nunca faltam excelentes autores. Londrina sempre produziu escritores e poetas de nível nacional, isso não é pouca coisa”, conclui.

Leia mais: Dia do Livro tem celebração no Sesc Cadeião Cultural

NOVOS MEMBROS CELEBRAM A CONQUISTA

Os demais “imortais” que tomarão posse neste final de semana comentam sobre suas expectativas como membros titulares da entidade. “Estar em contato e trocar experiências culturais, principalmente literárias é o que me entusiasma na Academia”, ressalta o publicitário Victor Gouvêa.

Victor Gouvêa, publicitário: “Estar em contato e trocar experiências culturais, principalmente literárias, é o que me entusiasma"
Victor Gouvêa, publicitário: “Estar em contato e trocar experiências culturais, principalmente literárias, é o que me entusiasma" | Foto: Acervo pessoal

“Participar da Academia de Letras, Ciências e Artes é um sonho, pois, por meio dela, torna-se possível contribuir com a disseminação de conhecimento e cultura e trazer luz à sociedade em geral, ao colaborar com debates, com apontamentos relevantes para transformar a vida das pessoas”, salienta a escritora, jornalista e advogada Carla Benedetti.

Carla Benedetti, escritora e advogada: "Participar da Academia é um sonho, por meio dela, torna-se possível contribuir com a disseminação do conhecimento e da cultura"
Carla Benedetti, escritora e advogada: "Participar da Academia é um sonho, por meio dela, torna-se possível contribuir com a disseminação do conhecimento e da cultura" | Foto: Acervo pessoal


"Eu acredito que fazer parte da Academia de Letras, Ciências e Artes é uma honra porque é um reconhecimento pelo trabalho já realizado como professor universitário, pesquisador e poeta, mas também é uma oportunidade de participar mais ativamente das atividades organizadas pelos membros da academia em prol do desenvolvimento do conhecimento humano na literatura, nas ciências e nas artes particularmente na região de Londrina”, afirma Charles Feldhaus, escritor e professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina que esteve entre os finalistas do prêmio Jabuti de 2019 com a tradução do livro "Lições de Ética de Immanuel Kant", publicado pela editora da Unesp e escrito junto com Bruno Cunha.

Charles Feldhaus, escritor e professor universitário:"Fazer parte da Academia é uma oportunidade de participar mais ativamente do desenvolvimento do conhecimento, particularmente na região de Londrina"
Charles Feldhaus, escritor e professor universitário:"Fazer parte da Academia é uma oportunidade de participar mais ativamente do desenvolvimento do conhecimento, particularmente na região de Londrina" | Foto: Acervo pessoal

O escritor e doutorando em Letras Eduardo Baccarin-Costa ressalta a importância da entidade diante do atual cenário político no Brasil. “Estamos vivendo um momento em que o negacionismo, o espírito anticiência está forte. Precisamos arejar os debates e sair das coisas rasas que acabam sendo discutidas por pessoas que sequer têm ideia do que seja arte e cultura", afirma ele que já ganhou cinco concursos literários e foi vice-campeão em outros dois.

Eduardo Baccarin-Costa, escritor: "Num momento de negacionismo, precisamos sair das coisas rasas"
Eduardo Baccarin-Costa, escritor: "Num momento de negacionismo, precisamos sair das coisas rasas" | Foto: Acervo pessoal

A cerimônia de posse dos novos integrantes da Academia acontece neste domingo (10), às 9 horas, no Cedro Hotel, e será aberta apenas a convidados.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link