O turista que viaja para participar de um evento como seminário ou congresso gasta quatro vezes mais do que o turista tradicional. E por causa desta diferença, agentes de viagens descobriram que é necessário estimular o crescimento deste setor no Estado. Incentivar o turismo de eventos e também o ecoturismo são as propostas da nova diretoria paranaense da Associação Nacional de Agências de Viagens (ABAV-PR). Os diretores tomaram posse na terça-feira passada.
O presidente regional da ABAV, Antonio Azevedo, e o grupo de diretores assumiram a entidade por um período de dois anos. Eles têm como missão principal fazer crescer o turismo paranaense e organizar o congresso nacional da ABAV, que está marcado para outubro de 1999 em Curitiba. ‘‘O congresso será um dos grandes desafios da nossa gestão’’, afirmou Azevedo.
Mas Azevedo também sabe que terá de encarar como desafio a proposta de aumentar o turismo no Estado. O Paraná exporta por ano cerca de 500 mil turistas para o exterior. A idéia é reverter um pouco este número e tornar o Estado um foco de atração turística. ‘‘O projeto da Costa Oeste (criação de um parque hoteleiro e de diversões temáticas na região Oeste) será um impulso ao crescimento do turismo’’, prevê Azevedo.
Todo o turismo nacional passa por uma crise, apesar de os números apontarem um crescimento de 9% na movimentação turística este ano em relação a 1996. ‘‘Estamos nos recuperando, mas vamos crescer à medida que houver crescimento da economia’’, afirmou o presidente nacional da ABAV, Sérgio Nogueira, que participou da posse da diretoria regional da ABAV.
O Brasil exporta 3,5 milhões de turistas para Estados Unidos e Europa, principalmente, e importa 2 milhões. Os números são considerados insignificantes se forem comparados com outros países. O Uruguai recebe 4 milhões de turistas ao ano. Portugal, que tem um território menor que o Estado do Paraná, recebe 15 milhões de turistas e a Espanha 50 milhões.

mockup