No início da década de 1970, o músico Arnaldo Baptista tinha abandonado a banda Os Mutantes de maneira melancólica. No período entre gravar seu primeiro disco solo, “Loki?”, e fundar sua nova banda Patrulha do Espaço, o compositor se envolveu com algo que adorava: ficção científica.

Entrou de cabeça no universo da ficção científica e escreveu a novela “Rebeldes Entre Rebeldes” e os contos “O Abrigo” e “The Moonshiners”. “Rebeldes Entre Rebeldes” foi publicado pela editora Rocco somente em 2008. Os contos permanecem guardados no fundo do baú de Arnaldo Baptista.

LEIA TAMBÉM:

Museu: local de história dá lugar a espetáculo de memória

Agora os fãs de Arnaldo ganham oportunidade de conhecem sua faceta literária através do lançamento de “Ficções Completas” pelas mãos da editora londrinense Grafatório Edições. O lançamento acontece hoje em São Paulo, às 19 horas na Galeria Vermelho, com a presença do autor.

O lançamento em Londrina deve acontecer em breve, em data a ser definida.

“Ficções Completas” reúne, em um mesmo volume, os contos inéditos “O Abrigo” e “The Moonshiners”, e a novela “Rebeldes Entre Rebeldes”. Para o jornalista Jotabê Medeiros, que assina o texto de apresentação do livro, a escrita do compositor representa um mapa: “A literatura de Arnaldo Baptista parece ter uma conexão direta com a origem latina da palavra ‘prosa’, que significa comunicação direta, livre – mas não, no caso dele, automática. Enfrentando sua consciência em busca do sentido da vida, Arnaldo escavou passagens para o interior de sua própria odisseia psíquica. Para compreender a imensa tela que pintou em uma obra multifacetada, ler esses preciosos textos tem efeito semelhante a encontrar um mapa cheio de alfinetes na parede da oficina da mente de Arnaldo, todos eles insinuando um trajeto que não será menos que vertiginoso.”

ILUSTRAÇÕES FEITAS POR IA

O projeto gráfico criado pelo Grafatório para “Ficções Completas” passeia por várias dimensões de futuro. As ilustrações do livro foram geradas por inteligência artificial (através da IA Midjouney) com autoria atribuída a um dos personagens de “Rebeldes Entre Rebeldes”, o supercomputador Horácio.

A literatura de Arnaldo Baptista passeia por mundos distópicos e mundos utópicos. Mundos criados e mundos destruídos. Alienígenas racionais e terráqueos irracionais. Galáxias desmontadas e planetas reconstruídos. Uma ficção que vaga pelo universo desafiando a essência humana em um mundo onde a tecnologia ganha poderes criadores e destinos destrutivos. Tudo em um fluxo de imaginação infinita.

No livro, há ilustrações feitas por inteligência artificial com autoria atribuída ao personagem de um dos contos, o supercomputador Horácio
No livro, há ilustrações feitas por inteligência artificial com autoria atribuída ao personagem de um dos contos, o supercomputador Horácio | Foto: Supercomputador Horácio/Divulgação

“Ficções Completas” vem acompanhado por um posfácio assinado pelos pesquisadores André Araújo e Fernando Silva e Silva. Um texto que analisa a ficção científica de Arnaldo Baptista em todas suas implicações: “Os dois contos e a o novela oscilam entre a especulação fantástica, própria de uma certa vertente da ficção científica da primeira metade do século, e um engajamento frontal com as questões de seu tempo.

É neste cruzamento que se desenham reflexões sobre identidade, isolamento e expansão da humanidade – seja por meio da tecnologia ou do misticismo, para o cosmo ou para dentro de si.”

O conto “The Moonshiners” narra a história de Paul e Daniel, dois terráqueos se juntam a duas alienígenas, Dana e Cagmen, numa expedição espacial. Dois casais se formam no espaço na missão de germinar uma nova comunidade inter-racial intergaláctica. André Araújo e Fernando Silva analisam a narrativa da seguinte forma: “Não deixa de ser curioso como, para Arnaldo, é quase necessário expandir os limites espaciais para tornar possível a criação de uma vida distinta. Num certo tom melancólico, o conto faz parecer impossível florescer na Terra qualquer tipo de comunidade que seja verdadeiramente alternativa, seja pelas limitações tecnológicas, seja por uma certa visão de mundo hegemônica. Aqui, está presente um tema fundamental que atravessa os três textos: um potencial humano de criação que é limitado pelo ambiente no qual está inserido. A ciência e a tecnologia alienígenas, altamente avançadas para os nossos padrões, não parecem propor nenhum tipo de problema de compreensão para os protagonistas, que logo as aprendem e as dominam.

Já havia o potencial, nestes meros humanos, de transcender os limites da espécie. Entretanto, é apenas no contato com uma sociedade absolutamente exterior que eles podem realizá-lo. Da mesma forma, a ciência e a tecnologia avançadas não impedem os próprios alienígenas de alienar os terráqueos, os excluindo assim que começam a notar esse amálgama místico que eles introduzem em seu modo de vida.”

“Ficções Completas” é uma infindável viagem sideral pela imaginação de Arnaldo Dias Baptista.

SERVIÇO

Imagem ilustrativa da imagem A viagem sideral de Arnaldo Baptista em contos inéditos
| Foto: Divulgação

“Ficções Completas”

Autor – Arnaldo Dias Baptista

Editora – Grafatório Edições

Ilustrações – Supercomputador Horácio

Apresentação – Jotabê Medeiros

Posfácio – André Araújo e Fernando Silva e Silva

Páginas – 208

Quanto – R$ 79

Onde encontrar – Site: Grafatório

Patrocínio – Promic - programa Municipal de Incentivo à Cultura

Lançamento:

Quando – quarta-feira (6), às 19h

Local – Galeria Vermelho (Rua Minas Gerais, 350, Higienópolis - São Paulo)