Escrito em 1952 através de uma parceria entre o jornalista londrinense Antônio Vilela de Magalhães e do escritor paulista Arnaldo Magalhães Di Giácomo, o longo poema ''Eulália Neutra'' finalmente ganha vida nas páginas de um livro homônimo, que tem o lançamento previsto para hoje, às 19h, na Sala de Eventos do CCH da Universidade Estadual de Londrina.
Os autores se conheceram na década de 50 na cidade de São Paulo, onde trabalharam juntos na Editora Melhoramentos e fundamentaram a parceria para escrever ''Eulália''. Após algum tempo, Antonio veio para o Paraná e ingressou em uma próspera carreira de jornalista, assinando a coluna ''Ronda pela Cidade'' na FOLHA e atuando como correspondente para o jornal O Estado de S. Paulo. O jornalista faleceu em setembro de 1985. Enquanto isso, Arnaldo ganhou o prêmio Jabuti na categoria de Literatura Infantil e foi sagrado postumamente como membro da Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil, em 1977.
Prevista originalmente para ser publicado em uma revista, a obra ''Eulália Neutra'' acabou sendo esquecida, e apenas 25 cópias do poema foram impressas, artesanalmente, permanecendo guardadas com a família dos escritores. Quase 60 anos depois, as linhas poéticas do poema agora saem das gavetas em forma de homenagem. A edição especial de ''Eulália'' refaz a trajetória de produção da obra através de um texto assinado pelo escritor paulista Hernani Donato, amigo dos autores, e também conta com um prefácio do poeta e crítico londrinense Marcos Losnak, que contextualiza a obra inserida na literatura brasileira dos anos 50.
O projeto do livro, apoiado pelo Promic, foi coordenado por Terezinha Lima Vilela de Magalhães, viúva de Antônio, e pela fotógrafa Fernanda Magalhães, filha do jornalista. A tiragem da primeira edição é de 2 mil exemplares. Além do belo exemplar poético, a obra ainda conta com as ilustrações do artista plástico Darcy Penteado que, na época, ficou responsável pelas capas e artes do poema.
Serviço - Lançamentos do livro ''Eulália Neutra'', de Antonio Vilela de Magalhães e Arnaldo de Magalhães Di Giácomo
Quando - Nesta quarta, sexta e sábado
Onde - Quarta (21), às 19h, na Sala de Eventos do CCH da UEL, na sexta (23), às 16h, na Biblioteca Municipal de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413) e no sábado (24), às 17h, no Restaurante Dona Menina (Rua Guararapes, 177)
Informações - (43) 9951-1900

mockup