Jackeline Seglin
De Londrina
A reflexão do ser humano na virada do milênio é o tema da exposição que a artista plástica Mirian Oncken, de Londrina, abre hoje no espaço cultural do Capim Santo, em São Paulo. A série ‘‘Reflexão’’ mostra seis obras em acrílica e óleo sobre tela que retratam momentos reflexivos do homem, mostrando as nuances das roupas e feições dos retratados.
Para criar as telas, a artista se inspirou em imagens pré-concebidas, tiradas de editoriais de moda e outros materiais de divulgação. Ela acredita que no universo editorial as imagens refletem, de certo modo, o momento atual vivido pela sociedade. ‘‘Eu uso as fotos como base e transformo no que desejo transmitir. São obras que vão mais para o hiper-realismo. Faço questão da sombra e do caimento do tecido em cada vestimenta. Somente as feições são um pouco transformadas’’, diz.
Mirian Oncken apresenta com esta série uma nova fase de seu trabalho, agora mais figurativo. ‘‘Nessas obras, as figuras humanas aparecem todas de olhos fechados. Isto reflete um estado de espírito.’’ A idéia é fazer com que as pessoas percebam e descubram o mistério existente em cada imagem produzida. A exposição permanece aberta ao público até 27 de setembro.
Esta é a primeira vez que Mirian Oncken expõe em São Paulo. ‘‘Conheci o proprietário do Capim Santo através de um outro artista. E depois surgiu o convite’’, conta. Ela já mostrou seus trabalhos em Nova York, numa exposição realizada ano passado, na Montserrat Gallery. Em Londrina, a única individual da artista foi no Espaço de Arte do Londrina Country Club, também em 98. Ela participou, ainda, da 9ª Mostra de Artes Plásticas de Goioerê.
Ex-corretora de imóveis, Mirian Oncken partiu para as artes plásticas somente em 1995, quando resolveu buscar um aprendizado maior sobre a técnica da pintura. Fez alguns cursos e entrou para o ateliê da artista plástica Cláudia Rezende. Mirian é paulista e está em Londrina há quase 20 anos.
- ‘‘Reflexão’’ – exposição da artista plástica Mirian Oncken, de Londrina. Abertura: hoje, às 20h30, no Campim Santo (Rua Arapiraca, 152) – Vila Madalena – São Paulo. Prossegue até 27 de setembro, de terça a domingo das 12 às 15 horas e das 20 às 24 horas.Mirian Oncken inspirou-se em imagens pré-concebidas para compor as obras que estarão em exposição a partir de hoje em São Paulo
Alberto Faria/DivulgaçãoMirian Oncken: telas inspiradas no universo da modaReproduçãoObra de Mirian Oncken: momentos reflexivos são retratados num jogo de nuances

mockup