A terra dos jardins irrigados
PUBLICAÇÃO
domingo, 05 de julho de 1998
Valmir Denardin 
Ney de SouzaParque construído em uma das praias na região central de IquiqueApesar de passar até 30 anos sem uma gota de chuva, Iquique tem uma temperatura média anual de 17 graus. A brisa do Pacífico dá à cidade uma umidade atmosférica de 65%. Devido à ausência de chuva, a maior parte dos tetos de casas e edifícios são planos. Todos os jardins - públicos ou privados - são irrigados a cada dois ou três dias.
Além das praias, que no verão a transformam num dos mais badalados balneários chilenos, Iquique oferece ao turista sua zona franca. Instalada a poucos quilômetros do centro, a estrutura possui um bem montado, limpo e seguro shopping de varejo com 360 lojas. A cota de compras para estrangeiros é de US$ 1,5 mil.
Teatro Municipal: interior revestido de madeiraDurante o dia, o conjunto arquitetônico da cidade merece ser visitado. Na região norte, destacam-se as casas construídas no ciclo da exportação do salitre (mineral usado como matéria-prima de fertilizantes e pólvora), entre 1870 e 1960. Em estilo georgiano, as casas foram construídas com pinho, madeira de lei que era trazida como contrapeso nos navios ingleses e norte-americanos que vinham buscar o salitre.
A madeira descarregada dos navios também foi usada na construção do Teatro Municipal, inaugurado em 1889. Erguido no estilo neoclássico, semelhante ao Teatro Amazonas, o Municipal de Iquique tem a melhor acústica do Chile e já recebeu grandes companhias européias de teatro e música. Todo o interior do prédio, com capacidade para 750 espectadores, é revestido de madeira.
À noite, a melhor opção de diversão em Iquique são seus dois agitados cassinos. Um deles, localizado no Clube Espanhol, possui um adicional interesse histórico e arquitetônico. É uma bela construção, de 1904, em estilo mourisco, cujas paredes e teto estão totalmente cobertos por pinturas a óleo do artista espanhol Vicente Tordesilhas.


