'A primeira vez' não convence
Teté Ribeiro
Agência Folha
A comédia adolescente American Pie - A Primeira Vez É Inesquecível, que estréia hoje nos cinemas brasileiros (confira programação na página 4), retrata um pedaço da vida das pessoas da qual muito pouca gente se orgulha: aquela que começa na primeira vez em que você tem vontade de transar até o feliz dia do fim da virgindade.
Os protagonistas são quatro amigos que, a poucas semanas da formatura do colegial, fazem um acordo de acabar com a angústia da virgindade até o dia daquele baile horroroso que os americanos fazem quando se livram da escola.
Cada um parte para o ataque do seu jeito. Kevin (Thomas Ian Nicholas) tem namorada, mas a chata diz que só transa quando estiver preparada, no lugar perfeito, na noite ideal (essa talvez seja a maior balela que as revistas de adolescentes insistem em vender para suas leitoras). Difícil. Oz (Chris Klein), o bonitão esportivo da turma, resolve ser romântico e entra no coral da escola para conquistar uma das solistas. Os dois dão uma de Jane e Herondy antes de tirar a primeira peça de roupa. Finch (Eddie Kaye Thomas), o mais refinado, joga minigolfe no pátio do colégio enquanto espera que os boatos que espalhou sobre seu suposto desempenho e sua mais suposta ainda anatomia avantajada tragam frutos. E tem Jim (Jason Biggs), mistura de Adam Sandler com David Schwimmer, o Ross de Friends, o mais charmoso dos quatro, porém um pouco nerd demais para fazer sucesso no colégio. Jason Biggs é, de longe, o melhor ator do filme, e Jim é o personagem mais bem formulado. É ele que põe o pênis à prova com uma torta de maçã e é flagrado pelo pai, assiste pela Internet uma estudante de intercâmbio que vai à sua casa, deita pelado em sua cama e começa a se masturbar vendo revistas de sacanagem.
As piadas grotescas ou politicamente incorretas que aparecem de cinco em cinco cenas dão um certo tempero ao filme, que veio ao mundo na cola de Quem Vai Ficar Com Mary e de Segundas Intenções, aquela versão adolescente de Ligações Perigosas, mas é pior do que os dois. American Pie é, além de muito bobo, o retrato de uma juventude careta, repleta de meninos machistas e meninas chatas. Quem já viu o trailer, engraçado e brilhante, deve estar duvidando de tudo o que foi dito sobre o filme. Deve ser o trailer mais vendedor da história do cinema, porque tudo o que não foi para os 30 segundos de merchandising não tem graça nenhuma.





