Rio, 25 (AE) - Na ficção da telinha, ela é Lena, irmã mais velha de Nélio, o publicitário interesseiro de "Pecado Capital", vivido por Alexandre Borges. Na realidade, Lilian Novaes vive cenas muito mais interessantes. Se Lena quase não tem vida própria e está sempre dando opinião nas decisões do irmão, Lilian é uma dona de casa realizada, mulher de Paulo Novaes, um alto executivo do ramo de comunicação e mãe de duas jovens que começam a tornar-se independentes.
"Tenho uma estrutura de vida sólida e por isso levo minha carreira adiante com tranquilidade", afirma Lilian em seu confortável apartamento, no bairro de São Conrado, na zona sul da cidade. Ela conta com orgulho que cuidou pessoalmente da decoração do imóvel, que mistura conforto e requinte, e sempre foi uma dona de casa dedicada a acompanhar o marido nos inúmeros compromissos sociais que a vida profissional dele exige. "Mas agora minhas filhas já não precisam de mim fisicamente e tenho mais tempo para realizar o sonho de ser atriz na TV Globo".
Um sonho que ela vem acalentando desde o ano passado, quando gravou trechos de novela e de clássicos da dramaturgia para o arquivo do Departamento de Recursos Artísticos da emissora. "O diretor Sérgio Luz, que analisou minha fita, disse que eu tinha a segurança de uma profissional experiente", lembra ela. Mas depois desse teste, ela ainda passou por uma sabatina diante dos diretores da casa. Os formados na televisão, como Alexandre Avancinni, e os vindo do teatro, como Ulysses Cruz e Moacyr Góes. "Todos eles elogiaram minha dedicação".
Essa dedicação se traduz em profissionalismo. Desde janeiro, quando começou a viver Lena, personagem que não existia na primeira versão da novela, de 1976, e parece ter sido criado especialmente para ela, Lilian Novaes faz questão de estudar atentamente suas falas e a dos atores com quem contracena e estar no estúdio bem antes da hora marcada para a gravação, para cuidar do figurino e da maquiagem. "Apesar de não ser atriz formada, estudei e observei muito e entendo bastante de televisão para saber como me colocar diante da câmera e falar meu texto".
Os frutos já começaram a surgir. Se antes ela passeava tranquilamente pelas ruas e shoppings de São Conrado, agora é reconhecida na rua e já chegou a dar autógrafos. Lilian adora e quer mais. "A gente se esforça para ficar famosa e não deve, depois que consegue, tratar mal quem nos procura", ensina ela. "Mas eu quero mais, espero que minha carreira cresça daqui em diante e eu seja chamada para outras novelas ou minisséries na TV Globo". Convivência - Sua personagem de estréia já cresceu, pois se ela foi chamada para cenas pequenas em que contracenava só com Alexandre Borges, nesse fim da novela ela passou a conviver também com as estrelas da produção, como Carolina Ferraz e Eduardo Moskovis.
"É o máximo ter cenas com eles, que me tratam com o maior carinho e deferência", diz Lilian. "Agora eu quero fazer mais novelas ou minisséries, viver uma pessoa humilde e batalhadora ou então uma mãezona italiana numa produção de época".

mockup