A fotografia é definida como a descrição da luz. A biologia, o estudo da vida. Movido pela paixão, Ronaldo Ronan Rufino uniu suas formações e colocou em evidência o melhor da natureza por meio de imagens - as quais talvez não tivéssemos a chance de ver de perto. Para muitos caçadores de imagens, explorar lugares é uma motivação. Em seu primeiro trabalho autoral de campo, a documentação sobre o bioma Pantanal levou Rufino para longe.

Onça pintada:  registro em Porto Jofre, no Pantanal Matogrossense
Onça pintada: registro em Porto Jofre, no Pantanal Matogrossense | Foto: R.R. Rufino/ Divulgação

Despertar no leitor consciência e gerar responsabilidade sobre a Vida no planeta é uma das expectativas de Rufino ao lançar "Brasil: Terra, Vida & Selva" - seu oitavo livro, comemorativo aos 25 anos dedicados à vida selvagem e à natureza brasileira. Oportunidade de contemplar mosaicos de ecossistemas brasileiros que compõem os sete grandes biomas, livro e projeto gráfico foram desenvolvidos pela Studio 407 Fotografia e Editora - editora do fotógrafo - que já publicou diversos títulos nos segmentos de arquitetura, agronegócio e natureza. "Na aquisição antecipada, por mensagem de instagram @r.r.rufino, o comprador terá o nome impresso nas notas de agradecimentos da obra", adianta. "Tive a possibilidade de inúmeras experiências com equipamentos analógicos na fotografia convencional e digital", recorda. Rufino que já publicou outros biomas: "Pantanal: luz cores e formas" - no ano de 2005; "Cerrado: luz cores e formas", 2013; "Luz, cores e formas" é um projeto de documentação da Coleção Biomas, que encontra-se em execução e em breve outros títulos como Caatinga e Mata Atlântica estarão disponíveis.

 R.R.Rufino: para o livro, ele selecionou 120 fotografias de seu banco de imagens que acumula 140 mil fotos de paisagens e expressões da vida selvagem
R.R.Rufino: para o livro, ele selecionou 120 fotografias de seu banco de imagens que acumula 140 mil fotos de paisagens e expressões da vida selvagem | Foto: R.R.Rufino/Divulgação

Paralelamente, Rufino realiza trabalhos publicitários. Os retratos também não escapam de sua rotina, pela necessidade crescente de consumo. De acordo com Rufino, a busca é impulsionada pelas redes sociais que se encontram em alta e ditam regras e comportamentos, criam tendências e geram consumo. "O acesso a smartphones e aplicativos é uma realidade e, em meio a esse bombardeio de informações binárias, obras impressas são um produto premium, de valor agregado, que contam histórias e registram o tempo", reflete. "A imagem é algo mágico produzido pela luz na fotografia, uma ferramenta de comunicação pela sua capacidade simples de carregar uma infinidade de meta-códigos legíveis por diversas culturas e povos sem a necessidade de uma única palavra". acrescenta.



CAMINHO DE LUZ E VIDA PROFISSIONAL

Caatinga de Lajeado de Pai Mateus, em Cabeceiras, Paraíba
Caatinga de Lajeado de Pai Mateus, em Cabeceiras, Paraíba | Foto: R.R. Rufino

Em outubro de 1994, com o desejo de documentar flores do seu pequeno orquidário, Rufino se deparou com o fotógrafo Alvaro Eloy pelo caminho - o qual tornou-se um grande amigo. Aprendeu com Eloy o funcionamento de uma câmera 35mm e noções do discurso fotográfico como as regras dos terços, luz, sombra, textura, profundidade, entre outros. "Todo o meu processo de alfabetização fotográfica se deu por meio do suporte analógico, processo indispensável por conta das limitações e simplicidade das câmeras à época."


Durante a graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Londrina, o contato do conhecido e do desconhecido da natureza o estimularam. Ao terminar a graduação, conta que a escolha já estava feita. "A carreira científica foi deixada de lado e deu lugar à dedicação exclusiva à fotografia". Com uma assinatura que tornou-se referência de zelo e qualidade, R.R. Rufino é londrinense, tem 43 anos, atuou no fotojornalismo diário por quatro anos em seus primeiros trabalhos profissionais, migrando em seguida para o mercado publicitário. Hoje, atua nas áreas de arquitetura, agronegócio brasileiro e mercado publicitário.

Periquitamboia, a popular jiboia verde que tem hábitos noturnos -  retratada em Novo Airão, na Amazônia
Periquitamboia, a popular jiboia verde que tem hábitos noturnos - retratada em Novo Airão, na Amazônia | Foto: R.R. Rufino

De seu ponto de vista, a fotografia digital abriu uma gama de possibilidades, barateando processos, abrindo um novo horizonte de mais liberdade de produção e construção - graças às ferramentas eletrônicas. Rufino considera que a popularização de drones também trouxe novas possibilidades e somou pontos de vista não explorados aos trabalhos de documentação e reduziu a necessidade de locação de aviões, por exemplo. "Meu olhar sempre voltado para o ambiente foi muito estimulados pela revista National Geographic e impulsionando por referências muito válidas para construção de um discurso, assim como alguns fotógrafos documentaristas de diversos segmentos: no retrato por Steve MacCurry, na natureza por Frans Lanting, Art Wolf, Steve Bloom, Yann Arthus-Bertrand", expõe.


Serviço:

" Brasil: Terra, Vida & Selva - uma viagem pelas riquezas da paisagem brasileira entre o mundo animal e vegetal," de Ronaldo Ronan Rufino

Edição: Livro e Projeto Gráfico desenvolvidos pela Studio 407 Fotografia e Editora.

256 páginas

Preço promocional: R$ 199,00 (em número limitado)

Informações: instagram @r.r.rufino