A Obra de Waltel ao alcance de todos
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de novembro de 2008
Rodrigo Juste Duarte<br> Equipe da Folha 
Nascido em Paranaguá, o músico, maestro, compositor e arranjador Waltel Branco veio para Curitiba ainda pequeno estudar música. Da capital paranaense, passou para Cuba e Estados Unidos, onde trabalhou com nomes como Perez Prado, Dizzy Gillespie, Henry Mancini e Quincy Jones, até retornar ao Brasil para trabalhar por 20 anos como arranjador de trilhas para a maior emissora de TV do País, no Rio de Janeiro, e depois passar outros 20 em Curitiba, onde reside atualmente.
Mesmo com uma trajetória tão respeitada e frutífera, Waltel ainda não havia registrado em livro suas composições para violão - entre tantos instrumentos que aprendeu a tocar, seu favorito. Esta lacuna será preenchida hoje (aniversário de 79 anos do maestro), em um evento no Teatro do Paiol, onde será lançado o livro ''A Obra para Violão de Waltel Branco'', que reúne 45 partituras, selecionadas pelo violonista Cláudio Menandro.
Na ocasião, será exibido o curta-metragem ''Descobrindo Waltel'', de Alexandre Gamo, seguido de uma apresentação musical, em que os músicos Cláudio Menandro, Ezequiel Piaz e Mário da Silva executam composições de Waltel, com participação do próprio. O show será realizado hoje às 21h e amanhã às 19h. O ingresso é uma lata de leite em pó.
Aos 79 anos, o compositor pode ter um reconhecimento ainda maior de seu trabalho, segundo relata o produtor Alvaro Collaço, que concebeu o projeto do livro. ''Com o lançamento deste livro, mais pessoas poderão tocar Waltel. Suas músicas não ficarão mais restritas a músicos amigos e conhecidos'', comenta. Collaço enfatiza que a publicação será distribuída para escolas de música e violonistas de ponta do Brasil e do exterior. ''Isto abre a possibilidade de Waltel ser reconhecido e tocado pela classe violonística'', explica.
''A Obra para Violão de Waltel Branco'' foi viabilizada com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, através de edital do Programa de Apoio e Incentivo a Cultura, reunindo 44 composições originais e uma versão para violão do Hino Nacional. Há também textos bilíngues com depoimentos dos musicistas Paulo Bellinati e Mário da Silva, uma biografia e texto explicativo sobre os homenageados de cada música. ''Waltel tinha uma característica generosa de fazer músicas para amigos. Muitas delas são dedicadas a pessoas de Curitiba. No final do livro, estas pessoas são apresentadas'', explica Collaço.
SERVIÇO
- A Obra para Violão de Waltel Branco
Quando - Hoje, às 21h e amanhã, às 19h
Onde - Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº), em Curitiba
Quanto - O ingresso é trocado por uma lata de leite em pó
Mais informações - (41) 3213-1340


