Mario CesarO sol desperta e espia, preguiçoso, por entre as nuvens. Amanhece invernoHoje, 21 de junho, o dia amanheceu mais tarde. É que as noites ficam longas às vésperas do Solstício celebrado por uma parcela cada vez menor e mais secreta da humanidade. Hoje, aqui nas bandas tropicais da Terra, pouca gente se lembra que começou o inverno. Mas houve um tempo em que homens e mulheres se exilavam na floresta para comer, beber e fazer amor. Era a noite do Solstício, a data da grande festa. Depois, os filhos do inverno nasciam no verão. Assim, a humanidade se multiplicava com a mesma naturalidade com que acendia o fogo transmitindo para a lua mensagens terrestres de fumaça. Coisas da gente do campo, ritos da ingenuidade.
Mario CesarE quando o sol se põe, doura o céu, a terra e a água. O ouro tinge a paisagem
Mas veio a Era Cristã e a censura congelou a emoção coletiva exorcizando os espíritos e sua terna alegria. Uma noite mais escura que a longa noite do Solstício baixou sobre a coletividade e chegou ao seu limite durante a Inquisição quando os filhos da Terra foram punidos por todos os seus pecados. Com muita dor, homens e mulheres divorciaram-se de sua natureza secreta. Os gestos espontâneos foram condenados ao esquecimento e nunca mais eles acenderam o fogo com a reverência dos puros.
Mario CesarNo frio, a solidariedade aquece. O coração é menino
Hoje, 21 de junho, celebro o frio ao meu modo. Com um pedaço de queijo, uma xícara de café que lembra o calor do vinho, meu pensamento viaja nas imagens do fotógrafo Mário César colhidas nas ruas de Londrina. Por incrível que pareça, as imagens descongelam as emoções. As pessoas, as árvores, as vidraças têm a cara do inverno. Ampliadas pelas lentes e o olhar sensível remetem à porção de humanidade que a humanidade ainda guarda.
Nestes tempos sem lirismo, perguntam-me se acredito em duendes, índios, tribos, ancestrais, florestas. Acredito em poesia, meu Deus, que eu também preciso. Além da agenda, a lenda me lembra que é 21 de junho, véspera do Solstício celebrado em palavras.
Mario CesarA paisagem ganha novos contornos. Inverno tem luz própria
* Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Solstício é o ponto da órbita terrestre em que se registra a maior diferença na duração do dia ou noite. No Hemisfério Sul, o Solstício de inverno acontece em 22 ou 23 de junho (a noite mais longa do ano). No Hemisfério Norte em 22 ou 23 de dezembro.

mockup