A música onde o povo está
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 22 de abril de 1998
Érika Pelegrino 
Arquivo FolhaOrquestra da UEL: concertos nos bairros durante o ano todo com repertório bem cuidadoOs moradores do conjunto Parigot de Souza 3, zona norte de Londrina, terão uma noite diferente neste sábado. A maioria estará entrando em contato pela primeira vez com uma música mais melodiosa, mais elaborada. É que a Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) estará se apresentando às 20 horas no pátio da Igreja Nossa Senhora de Nazaré.
A apresentação faz parte do projeto Concertos Populares, que a Sociedade dos Amigos da Orquestra da UEL está criando a partir deste ano. O concerto no Parigot de Souza 3 abre a série de apresentações que acontecerão durante todo o ano nos bairros de Londrina.
O presidente da Sociedade dos Amigos da Orquestra da UEL, Marco Antônio Fiori, que foi o criador da OSUEL em 1986, quando era reitor da UEL, explica que já foram realizados concertos populares esporádicos. Agora queremos dar continuidade para estas apresentações, afirma.
Os Concertos Populares passaram a integrar o calendário oficial da OSUEL que conta com temporada erudita no Cine-Teatro Ouro Verde, Concertos Didáticos - para alunos das escolas de Londrina, Concertos Especiais, Concertos Regionais e agora os Concertos Populares.
Através da Federação das Associações de Moradores de Bairros de Londrina, Marco Antônio Fiori, entrou em contato com os presidentes das Associações de Moradores da cidade e verificou o interesse em ter a OSUEL se apresentando nos bairros. Os próximos Concertos Populares serão realizados na Vila Sian, zona leste, jardim São Francisco de Assis, zona oeste e conjunto Armindo Guazzi, zona leste.
Levar a cultura para o povo é o objetivo primordial dos Concertos Populares, segundo Marco Antônio Fiori. O pessoal dos bairros muitas vezes não se sente à vontade para ir ao Ouro Verde, diz. Por isso vamos até eles. Esta é a chance que estas pessoas têm de entrar em contato com uma música verdadeira. Porque as músicas de hoje são só barulho.
Em experiências anteriores a OSUEL foi muito bem recebida pela população. As pessoas gostam quando têm oportunidade de escutar um concerto. Ficam perguntando quando terá nova apresentação, diz Marco Antônio Fiori. Para fazer com que as pessoas, que não estão habituadas, gostem das músicas tocadas por uma orquestra, é preciso cuidado com o repertório.
Temos que apresentar músicas mais próximas destas pessoas. O repertório do Concerto Popular não é o mesmo da Temporada Erudita, afirma Marco Antônio Fiori. O repertório para sábado foi preparado com este cuidado. Sob comando do búlgaro Eugueni Ratchev, regente convidado, a orquestra preparou um repertório eclético.
O programa mistura obras populares com peças eruditas que são bastante conhecidas do público em geral - e que, graças aos seus ritmos vibrantes, são conhecidas como clássicos ligeiros. Na parte popular, destacam-se o Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu; Canta Brasil, de Lamartine Babo; e Gonzaguiana, uma seleção de músicas de Luiz Gonzaga. Fazem parte do repertório erudito da apresentação a Voz da Primavera e Radetzky March, ambas de Strauss; a Dança Húngara, de Brahms; e Cenas do Nordeste Brasileiro, de José Siqueira.


