A musa do verão
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de janeiro de 1997
Fábio Dobbs TV Press 
Karina Barum espera ansiosa a hora de estrear no folhetim Malhação. Já li todos os capítulos que chegaram para mim, afirma a atriz. A ansiedade de Karina vai ser saciada este mês, quando começam as gravações. Sua personagem se chama Débora e entra na história para ser a musa dos homens da academia. Como musa vou ter que malhar um pouco mais, preocupa-se.
Agora em Malhação, Karina garante que vai investir mais no trabalho em televisão. Assinei um contrato de um ano, revela. Desde 94, quando terminou de gravar a novela 74.5 uma Onda no Ar, a atriz não colocava os pés num estúdio de tevê. Acho importante fazer televisão porque é a principal mídia da minha geração, afirma.
A razão do afastamento da tevê foi simplesmente porque não apareceu um convite. A falta de estímulo com a inexpressiva audiência de 74.5 uma Onda no Ar também ajudou Karina a aceitar o convite para fazer o filme O Monge e a Filha do Carrasco. Sempre quis fazer cinema, garante.
No cinema Como protagonista do filme, Karina fez o papel de uma menina discriminada por todos por causa da profissão do pai, que era carrasco. Benedicta acaba se apaixonando pelo monge, papel de Murilo Benício, e vive com ele um amor proibido. Era fácil fazer a Benedicta porque ela era simples e o cenário rústico ajudava na interpretação, analisa.
Logo depois que terminaram as gravações de O Monge e a Filha do Carrasco, Karina não parou para respirar e emendou em outra produção cinematográfica. Desta vez, ela fez a Júlia no filme Buena Sorte, de Tânia Lamarca. No papel, Karina teve de aprender a montar e a apartar boi para fazer uma fazendeira que tinha como hobby participar de rodeios. Não tive medo de ficar no meio da boiada, gaba-se.
Agora que os convites para fazer cinema ficaram escassos, Karina aposta na tevê. Vou ter de me adaptar a um ritmo de produção mais intenso, assegura. Segundo a atriz, a responsabilidade de colocar no ar todo dia um capítulo de novela não dá tempo ao ator para elaborar melhor o personagem, como no cinema.
Apesar do pouco tempo, Karina promete não descuidar da composição de Débora. Segundo ela, a lista dos próximos afazeres inclui uma dieta e a matrícula na academia. A personagem me estimulou, afirma.


