A MPB POR SEUS COMPOSITORES
PUBLICAÇÃO
domingo, 24 de dezembro de 2000
Ranulfo Pedreiro De Londrina 
Nelson Cavaquinho se tornou quase mitológico ao chegar a cavalo nos bares, tomar todas e, depois, deixar-se guiar pelo animal até o quartel o músico era policial. Outras características colaboraram para o folclore que cerca o sambista: o bordão acentuado, as seis cordas do violão ritmadas com dois dedos e a voz etílica.
Com estilo tão personalizado, Nelson Cavaquinho se tornou quase um monumento do samba. E comentou seu legado ao participar do programa Ensaio, transmitido pela TV Cultura. Nelson Cavaquinho é um dos nomes que compõem um novo lote da coleção Sesc São Paulo intitulada A Música Brasileira deste Século por seus Autores e Intérpretes.
A coleção transfere edições do Ensaio para livro e CD. A adaptação enriquece o caráter documental do programa o mais importante da música brasileira na TV facilitando o acesso às informações. O trabalho de garimpeiro, que envolve uma paciente negociação sobre direitos autorais, é comandado por J.C. Botezelli conhecido como Pelão , que também já inscreveu seu nome nessa história como produtor.
Este é o terceiro lote da coleção. Os dois primeiros, que somam 25 CDs, foram lançados em junho deste ano, abordando nomes como Cartola, João Pacífico, Jackson do Pandeiro e outros bambas. O lote mais recente foi lançado dia 12 no Sesc São Paulo, na capital paulista.
Criado e dirigido por Fernando Faro, Ensaio é um programa capaz de desabar qualquer máscara. No palco, com iluminação intimista, intérpretes e compositores são colocados na berlinda. As perguntas em off inaudíveis de Fernando Faro suscitam verdadeiros depoimentos. De quebra, ainda rolam ótimas canjas. O formato ressalta quem tem talento e desnuda os mais fraquinhos.
Talvez sua principal vantagem seja o depoimento. Ali, a história da música brasileira sai das mãos de especialistas para ser narrada pelos protagonistas. Daí a importância da inclusão de um compositor como Nelson Cavaquinho neste projeto. Os nomes que acompanham o mestre sambista no lançamento são 13 CDs também não deixam dúvidas: Paulinho da Viola e os Quatro Crioulos, Newton Teixeira, Ismael Silva, Cascatinha & Inhana, Pena Branca & Xavantinho, Quinteto Violado, Roberto Menescal, Hervê Cordovil, MPB-4, Dominguinhos, Pedro Caetano e Paulo Soledade.
Com a coleção, é possível ouvir a voz pastosa e rasgada de Nelson Cavaquinho contando como conheceu Noel Rosa, Zé Kéti e narrar o surgimento de suas principais obras. Além disso, há a participação do parceiro Guilherme de Brito, com quem Cavaquinho dividiu composições por mais de 20 anos.
É possível, por exemplo, ouvir ou ler Cascatinha conversando com Inhana sobre o sucesso da guarânia Índia:
Rico não deu para ficar, porque naquela época a gente ganhava pouco por disco, quarenta centavo (sic). Era quatrocentos réis, né? Aquela moeda grande, o quatrocentão.
Não deu para ficar rico porque já tínhamos muitas dívidas. Então o dinheiro que ia entrando ia pagando dívida.
Pois é, compramos casa. Compramos uma só até hoje, né Inhana? E um carrinho para rodar por esse Brasil afora.
Dá para imaginar, por exemplo, o convívio dos sambistas cariocas com Mário de Andrade, pelo depoimento de Ismael Silva:
Ele dizia: Ô Ismael, cadê o pessoal? E eu: Ô Mário, o pessoal já vai chegar, tá chegando, sentemos. E mais um chope e um uísque. (...) Como figura humana não deixava nada a desejar, era um amor e eu tenho a honra de ter tido a sua amizade e de ser citado por ele, entre outros que também me honram.
Os 13 CDs vêm acompanhados de um livro de 256 páginas com a transcrição dos programas. O trabalho de pesquisa envolveu, além do próprio Botezelli, um conselho consultivo composto por Albino Pinheiro, Arley Pereira, Biaggio Baccarin, Jairo Severiano, José Miguel, Cleber Tóffoli, Juarez Fonseca, Leonardo Dantas da Silva, Roberto Correa, Sérgio Cabral e Tárik de Souza.
Pesquisador da música sertaneja está preparando um livro sobre Tião Carreiro , Cleber Tóffoli é diretor da Rádio Universidade FM de Londrina e conheceu J.C. Botezelli em 1991. Desde então ambos vêm encabeçando juntos algumas idéias.
O projeto está conseguindo contar a história da MPB pelos próprios personagens. Não tem como discutir, se são eles que estão falando. E é bem-vindo para a rádio. Que outro lugar divulga um trabalho deste?, comenta Cleber Tóffoli.
Para o radialista, o projeto só foi adiante pela perseverança de Botezelli: Isso só saiu porque tem o Pelão, ele conhece essas pessoas e com esse conhecimento conseguiu a autorização para lançar. Vale também ressaltar a participação do Sesc em uma iniciativa como essa, acentua.
Toda a coleção, que está com 38 CDs a idéia é chegar a 50 coroa o trabalho de Fernando Faro, que desde a década de 70 produz, com uma continuidade impressionante, um programa de relevo para a cultura nacional.
Os títulos lançados estão à venda no Sesc Pompéia, Rua Clécia, 93 Pompéia São Paulo/SP. Informações e encomendas pelo telefone (11) 3871-7729 (de terça a sábado das 9 às 21 horas, domingos das 9 às 18 horas) ou pelo e-mail [email protected]. O terceiro lote está à venda também pelo site http://200.231.246.32/sesc/hotsites/hotsites.htm. O livro e os 13 CDs saem por R$ 114,00.


