As coisas mudam. O tempo também muda.

As árvores mudam. As pessoas também.

Mudam os ventos. Os cabelos mudam também.

As mudanças ocorrem em todos os momentos. Na infância elas podem ocorrer nas mais variadas situações. Nas surpresas inesperadas ou no cotidiano das famílias.

Em “Tudo Muda”, o ilustrador e escritor inglês Anthony Browne apresenta, de maneira imaginativa, uma peculiar mudança que pode acontecer na vida das crianças.

Publicada pela editora Pequena Zahar, o livro infantil narra a história de Gregório. Um menino que, numa bela manhã, percebe que as coisas em sua casa estão diferentes.

Os objetos da casa não parecem ser como eram antes. A chaleira ganhou orelhas e rabo de gato. O sapato aparece com asas. Na pia do banheiro nasceu uma boca e um nariz.

Os braços do sofá ganharam a forma dos braços de um gorila. E o pneu da bicicleta assumiu a aparência de uma maçã.

Gregório começa a achar que as coisas estão mudando porque seu pai disse que, a partir daquele dia, as coisas iam mudar. O mesmo dia em que sua mãe chegou do hospital com sua irmãzinha recém-nascida nos braços.

Para representar a imaginação do menino para a mudança de ganhar uma nova irmã, Anthony Browne utiliza a atmosfera surrealista do pintor belga René Magritte (1898 – 1967). Povoa as ilustrações com objetos do cotidiano que, sofrendo

metamorfoses, se convertem em animais.

As famílias mudam. O cotidiano também muda.

As coisas mudam. A infância muda também.

Imagem ilustrativa da imagem A metamorfose das mudanças em todas as coisas
| Foto: Ilustração: Anthony Browne

Serviço:

“Tudo Muda”

Autor – Anthony Browne

Editora – Pequena Zahar

Tradução – Clarice Duque Estrada

Páginas – 32

Quanto – R$ 54,90

mockup