Tem gente que passa o tempo brincando. De carrinho ou de boneca. De bola ou de lego. Esconde-esconde ou cama de gato. Quebra-cabeça ou origami. Massinha ou tinta guache.

Onde tem gente brincando, também tem bagunça. Coisas espalhadas, embaraçadas e derramadas. Coisas para todos os lados.

Mas tem gente que não gosta de bagunça. Nem nas brincadeiras. Nem na mochila, nem no quarto. Nem em casa, nem na escola. Nem na festa, nem no parque.

A história de uma menina que odiava bagunça aparece em “A Menina Que Organizava”, obra infantil de Eve Ferretti e Fabiola Werlang publicado pela editora Peirópolis.

Livro conta a história da menina que queria organizar tudo e acaba envelhecendo solitária com tanto perfeccionismo
Livro conta a história da menina que queria organizar tudo e acaba envelhecendo solitária com tanto perfeccionismo | Foto: Divulgação

O livro traz a história de uma menina que odiava desorganização. Desde pequena sua brincadeira preferida era organizar. Seus brinquedos precisavam estar sempre ordenados. Sua casa sempre limpa, suas coisas impecáveis.

Limpava seu quarto todos os dias. Suas roupas estavam sempre dobradas. Seu material escolar sempre ordenado. Durante o sono procurava não se mexer para não amarrotar o lençol da cama.

Passava tanto tempo ocupada em arrumações e organizações que não tinha tempo de brincar. Toda sua atenção estava em ordenar, arrumar, limpar e alinhar tudo aquilo que aparecia pela frente. E diante de suas manias, as pessoas passam a evitá-la.

Imersa em sua obsessão, a menina cresce e envelhece solitariamente. Aceita seu jeito de ser. Mesmo envolvendo uma existência solitária.

Em sua última árdua tarefa, resolve arrumar algo que considerava completamente bagunçado, desordenado e desalinhado desde sempre: as contestações de estrelas no céu.

“A Menina Que Organizava” revela algo simples. A vida é aquilo que acontece enquanto as pessoas tentam arrumar as coisas.

Serviço:

“A Menina Que Organizava”

Autoras – Eve Ferretti e Fabiola Werlang

Editora – Peirópolis

Páginas – 40

Quanto – R$ 65

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1