A mata beija o mar em Itapema
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 11 de dezembro de 2000
Da Redação 
A BR-101 sobe um monte cercada pela mata. Ao chegar ao topo vê-se, pela primeira vez e de repente , o mar de Itapema. São poucos segundos: o tempo exato em que os olhos, acostumados ao verde da mata, caem no azul do mar. Nesse momento é possível compreender por que Itapema é um dos destinos mais procurados pelos turistas dos estados do sul do Brasil.
Sozinha, sua localização já é um privilégio. A cidade praiana espalhada entre morro e mar, fica entre Camburiú (norte) e Porto Belo (sul), longe da confusão e perto de todo tipo de lazer. De Itapema até Florianópolis são apenas 60 quilômetros.
A cidade e o comércio acompanham o desenrolar das praias longas, ideais para caminhadas e descanso. E se sua disposição sugere a preguiça e o dolce far niente, a estrutura de Itapema garante diversão e entretenimento também para quem gosta de bares, música e restaurantes.
Quem procura natureza, praia e sossego está no lugar certo. A orla marítima tem sete quilômetros de praias de areias brancas e um Atlântico com humores para todos os gostos. O movimento na Meia Praia não pára nunca. O mar tranquilo e águas rasas cria o espaço ideal para aproveitar os dias de calor em família ou com os amigos. À noite, o clima muda e a Meia Praia acompanha a agitação no ritmo do movimento dos barzinhos.
No Canto da Praia está o canto dos pescadores, outro trecho de mar tranquilo e simples. Vale ressaltar aqui, o artesanato e a culinária locais. A Praia Grossa é para quem gosta da natureza crua. Aos pés da encosta, o mar praticamente lambe os pés da vegetação da mata praticamente intocada.
O Atlântico ganha emoção na Ilhota, trecho da orla distante cinco quilômetros do centro da cidade. Reduto dos surfistas, a Ilhota tem um aspecto mais agreste e suas ondas são um convite permanente a aventura. No mar de Itapema é possível ainda praticar os mais variados esportes naúticos desde o windsurf até o mergulho.
Mas Itapema não vive só de mar; tem sobra e muita água fresca. As cachoeiras e a exuberância das matas que cercam a cidade se abrem em trilhas cheias de descobertas; perfeitas para caminhas ecológicas. Tudo cercado de todo o conforto.
A cidade conta com uma ótima infra-estrutura de lazer e turismo. A rede hoteleira oferece serviços para todos os gostos. O turista pode escolher entre hotéis e pousadas à beira mar ou mais retirados, em meio à mata; sempre com um padrão excelente.
Está em Itapema um dos 74 Hotéis Agradáveis listados em todo Brasil, no Guia Quatro Rodas 2001. É o Hotel Pousada 7 Mares, único na região norte de Santa Catarina contemplado nesta categoria. A nova classificação criada pelo Guia da Editora Abril, avalia se a estrutura do empreendimento, decoração, estilo e serviços se diferenciam do padrão e têm a preocupação de ser especial.
Em Santa Catarina, apenas cinco estabelecimentos conquistaram a nominação. Os hotéis desta categoria aparecem no Guia sempre grifados em vermelho. Localizado em cima do único morro dentro da cidade, o Hotel Pousada 7 Mares é uma ótima escolha para quem quer curtir a praia, mas não quer abrir mão da tranquilidade da mata.


