Adaptação do conto “A Madrinha Morte”, dos Irmãos Grimm - poetas e escritores alemães - o espetáculo teatral infanto-juvenil “A Madrinha” estreia no formato on-line nesta sexta-feira (26). A montagem marca o início do “Projeto SERÁ?”, idealizado pelos atores londrinenses Paulo Barcellos e Marcos Martins. Com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), a peça terá apresentações neste e no próximo final de semana com sessões às sextas, sábados e domingos, sempre às 11 horas da manhã, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Palipalan Arte e Cultura.

Paulo Barcellos e Marcos Martins encenam 'A Madrinha": adaptação de um conto universal põe em discussão temas considerados difíceis para crianças como a morte
Paulo Barcellos e Marcos Martins encenam 'A Madrinha": adaptação de um conto universal põe em discussão temas considerados difíceis para crianças como a morte | Foto: Divulgação

A peça narra a história de um homem pobre que ao sair em busca de um padrinho para seu recém-nascido, encontra na Madrinha Morte proteção para seu filho. Quando ele se torna um jovem, recebe dela o dom da cura e se torna um médico famoso no vilarejo, mas ao trair sua confiança é confrontado perante um dilema ético que pode pôr fim aos seus planos de ascensão social.

“A Madrinha” é a primeira de uma série de adaptações para o teatro de contos da literatura universal para a infância e que trazem reflexões a respeito de temas considerados ‘difíceis’ para crianças, como a morte, o erro, a sexualidade, o preconceito entre outros. A ideia surgiu impulsionada pela pandemia e as consequências disso no imaginário do público alvo do espetáculo, as crianças de 05 a 12 anos de idade, confinadas em casa e tendo que lidar com conceitos que nem sempre fizeram parte do universo infantil.

“A finitude da matéria é um assunto delicado para se tratar com as crianças. Ao torná-lo explícito, temos a possibilidade de enfrentá-lo de modo mais orgânico e cuidadoso. Em alguma medida a criança já elabora suas perdas e ‘lutos’ em brincadeiras, jogos e construção de ficção, mas geralmente não encontra espaço para compartilhar essas questões com o outro e elaborar os conteúdos que estão trazendo prejuízo à sua vida pessoal e social”, afirma Paulo Barcellos.

Os ensaios começaram em maio de 2021, a partir da estrutura original do conto. Conforme o conhecimento sobre o texto evoluía, surgia a possibilidade de explorar a narrativa com outros elementos, fazendo usos outros recursos para que tudo virasse uma grande brincadeira de gente grande para gente pequena. Vídeos, máscaras, figurinos, adereços, efeitos de luz e sons foram colocados à disposição da narrativa, como um metateatro.

Por conta da pandemia, Paulo Barcellos e Marcos Martins decidiram voltar para Londrina depois de algumas décadas morando longe da cidade. O processo de pesquisa, montagem e adaptação do conto “A Madrinha Morte” coincidiu com a vontade de trabalharem juntos depois de 25 anos em outras experiências artísticas, grupos e cidades diferentes. Ambos fizeram parte da formação da Armazém Cia. de Teatro, hoje com sede na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. Antes de voltar para Londrina, em maio de 2020, Barcellos trabalhou em São Paulo entre 1997 e 2020 com teatro, educação, dança e performance. Martins fez parte da Armazém Cia. de Teatro, como ator e cenotécnico, desde Londrina e no Rio de Janeiro entre 1998 e 2021.

Serviço:

Projeto SERÁ? – “A Madrinha”

Quando – 26, 27, 28 de novembro e 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de dezembro, sempre às 11 horas

Onde - No canal da Palipalan Arte e Cultura do YouTube (https://bityli.com/sucAPV)

Gratuito