A interpretação é uma arte e a atriz Maria Fernanda Cândido, 47 anos, faz de sua vocação, ofício. Ela já foi considerada a Sophia Loren brasileira, atributo dado pelo escritor Benedito Ruy Barbosa, autor da novela "Terra Nostra", exibida pela primeira vez em1999.

Premiada nacional e internacionalmente, a artista tem uma carreira consolidada.

Com uma trajetória que inclui diversas novelas, filmes, peças teatrais e minisséries, a atriz já foi Magali, Paola e Sandra na TV. No teatro, Maria, Lisa e Becca. No cinema, Ana, Cátia e Damiana. Agora será a vez de dar vida à Vicência Santos, pois está no elenco do filme "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore."

Um pôster da atriz Maria Fernanda Cândido, como a bruxa Vicência Santos, no filme "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore", foi divulgado pelas redes oficiais da franquia Harry Potter. O longa chega aos cinemas em 14 de abril, três anos e meio após o lançamento de "Os Crimes de Grindelwald", o segundo filme dos cinco planejados que retratam o mundo fantástico de J.K. Rowling antes do nascimento de Harry.

Ela aparece rapidamente no último trailer do filme, divulgado esta semana, e há várias cenas que trazem sua imagem retratada em cartazes espalhados pelos comícios de um pleito que haverá no filme, em que Vicência enfrentará um bruxo chinês.

Os cartazes atribuem à bruxa o cargo de chefe suprema da Confederação Internacional dos Bruxos, título a que ela pode estar concorrendo numa eleição ou reeleição. Em "Harry Potter", a confederação é equivalente à ONU, a Organização das Nações Unidas. A entidade trata de assuntos governamentais do mundo da magia.

Vicência é uma bruxa brasileira que viveu na década de 1930, ela estará de alguma forma ligada à política no mundo bruxo, seja para se eleger pela primeira vez ou nma tentativa de reeleição para o cargo de Chefe Suprema. "Mundo bruxo, aqui vou eu! Que alegria fazer Vincência Santos", publicou Maria Fernanda. E o Brasil também ganhará destaque com o seu papel.

A participação da atriz no longa já era especulada desde 2020 quando Maria Fernanda publicou uma foto em um camarim muito parecido com o de outros atores de "Animais Fantásticos", como consta numa publicação da Editora Rocco. nas redes sociais, com perguntas sobre livros do universo de Harry Potter.

No filme, ela fará parte da equipe de Alvo Dumbledore (Jude Law) para impedir que Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen) assuma o controle do mundo bruxo. Em suas redes sociais, Maria Fernanda também chegou a comentar sobre o trabalho e a personagem: "Não vejo a hora de vocês descobrirem mais sobre ela".

BIOGRAFIA

Maria Fernanda nasceu em Londrina em 21 de maio de 1974 e morou na cidade até os 4 anos. Após um período em Curitiba, mudou-se na adolescência para São Paulo - onde iniciou sua trajetória artística após ser descoberta por uma produtora de moda que a convidou para trabalhar como modelo. Em 1989, aos 15 anos, foi morar em Paris e desfilou para grifes mundialmente conhecidas, como Versace, Dior e Prada.

Retornou ao Brasil em 1992, quando ingressou na faculdade de terapia ocupacional pela USP (Universidade de São Paulo). Em 1997, estreou na TV atuando na abertura da novela “A Indomada”, e também fez sua estreia no teatro com o espetáculo "Anchieta, Nossa História." Em 1998, fez uma participação especial na novela "Pérola Negra", do SBT, e, ainda atuou na novela "Serras Azuis", da Band.

Para fazer bonito, foi em busca de aprimoramento e investiu em recursos como voz, postura e conhecimento literário, sobretudo teatral e estudou formação e interpretação para cinema. O curta-metragem de Del Rangel, "Amor Incondicional" foi considerado pela atriz uma ótima oportunidade para dar vazão ao encanto pelo cinema.

Também por isso fui estudar formação e interpretação para cinema. O sucesso nacional chegou em 1999 com sua participação na novela T"Terra Nostra", na qual deu vida à personagem italiana Paola. Emprestou sua voz para narrações e atuou como apresentadora de TV em programas como Saia Justa no GNT e Terra Dois, na Cultura.

Comparada com a italiana Sofia Loren, foi eleita a mulher mais bonita do século, numa votação do programa Fantástico realizada no ano 2000. É casada desde 2005 com o empresário francês Petrit Spahija, pai de Tomás, nascido em 2006, e Nicolas, de 2008.

A atriz também é engajada em causas sociais, como de apoio à cultura e de inclusão de pessoas com deficiências. A atriz considera que o teatro é realmente seu alimento, pois o sentimento de frustração é o menor no palco, onde se tem a devolutiva da plateia. Além disso, é uma das sócias da Casa do Saber, criada em 2004 com a missão de instigar debates filosóficos e a expressão de ideias de maneira democrática e diversificada.

Maria Fernanda Cândido segue carreira internacional e será a bruxa Vicência Santos, em filme com roteiro de J.K. Rowling, a criadora de "Harry Potter"
Maria Fernanda Cândido segue carreira internacional e será a bruxa Vicência Santos, em filme com roteiro de J.K. Rowling, a criadora de "Harry Potter" | Foto: Lucas Seixas/ Folhapress

LEIA MAIS

"Animais Fantásticos e os Segredos de Dubledore" estreia em abril

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.