Imagem ilustrativa da imagem A literatura cai no samba no Londrix nesta segunda (15)
| Foto: Divulgação

Um assunto extremamente interessante abre a programação da segunda semana do Festival Literário de Londrina, o 16º Londrix: “A Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”. Quem irá falar a respeito é a especialista e pesquisadora Maíra Oliveira Ruggi, de Curitiba, que participa do evento nesta segunda-feira (15), às 19 horas. A mediação ficará por conta de Iasmin Mendes.

Maíra Ruggi afirma que a educação deve passar por uma transformação profunda nos próximos anos, para se adequar às novas demandas sociais. “Trata-se de um aprendizado integral e emancipatório. Essa transformação contempla a inclusão de conteúdo para abranger situações não só profissionais, mas também de convivência em sociedade”.

Ela é fundadora da Reverbera Educação, iniciativa social idealizada para contribuir na discussão de uma educação integral e emancipatória, pensando nos desafios atuais e nas mudanças necessárias para o bem-estar e o bem conviver mundial. “O Reverbera defende que os ODS sejam transversais ao currículo escolar, que sejam somadas discussões sobre ética, cidadania, questões emocionais, de respeito, diversidade e convivência, afirma citando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, diz.

Literatura e samba

Imagem ilustrativa da imagem A literatura cai no samba no Londrix nesta segunda (15)
| Foto: Divulgação

O gênero musical mais popular do Brasil será tratado às 19h45 pela reconhecida pesquisadora Juliana Barbosa, de Londrina. Ela vai abordar “A Literatura Cai no Samba”. “Muitas escolas de samba levaram à avenida vários temas e personalidades da literatura clássica, como por exemplo Carlos Drummond de Andrade [homenageado pela Mangueira no enredo `No Reino das Palavras, 1987)”, informa.

Juliana Barbosa vai contar também a experiência vivida em casa de bambas, entre eles o imenso Nelson Sargento. “Essa vivência me fez ter acesso a muitas coisas, entre elas a literatura. Para mim, as letras de samba constituem uma literatura que transita pelos morros, ruas e botecos”, conclui.

Em função da pandemia do novo Coronavírus, a interação entre o público e os convidados do Festival Literário de Londrina será on-line. As conversas podem ser acessadas através dos canais oficiais do Londrix (Facebook e YouTube). O Londrix é realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA) e tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

16º Festival Literário de Londrina - Londrix

Quando – Segunda-feira (15)

19h - “A Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, com Maíra Ruggi

19h45 - “A Literatura Cai no Samba”, com Juliana Barbosa

Onde - Pelos canais oficiais do evento no Youtube e no Facebook

Gratuito

Receba nossas notícias direto no seu celular. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

mockup