Em Florianópolis, há uma lenda que explica a fascinação que toma conta dos turistas que chegam à ‘‘Ilha da Magia’’. Diz-se que, à noite, bruxas andam pela cidade a enfeitiçar os visitantes e os impedem de partir. De fato, não são poucos as pessoas que, encantadas pela beleza da ilha, tombam de paixão e ali deixam-se ficar, misturando-se aos 280 mil habitantes da capital de Santa Catarina.
Pode até ser que as tais bruxas da lenda tomem os corpos das mulheres perfeitas que circulam pela ilha, mas, a bem da verdade, o feitiço de Florianópolis está nas suas 42 praias, de areias brancas e de areias escuras, de águas calmas para o banho e ondas perfeitas para o surfe, de bares badalados, de gente bonita por todo lado.
De tão bela, a ilha já chegou a ser chamada de ‘‘terra prometida’’. Nos cerca de 500 quilômetros quadrados de áreas verdes, lagoas e praias, vive-se uma mescla de progresso e tranquilidade, que fazem de Florianópolis um lugar ideal para quem procura qualidade de vida para morar ou um paraíso para passar as férias.
Além de ter as águas mais quentes da ilha, Canasvieiras é palco dos campeonatos de vela, e dela saem barcos para a Ilha de AnhatomirimOpções de lazer é o que não faltam. Ao Norte, ficam as praias de águas calmas e boa infra-estrutura turística, como Canasvieiras e Ingleses. As duas contam com inúmeros hotéis, bares, restaurantes, padarias, supermercados etc. As características são parecidas com Balneário Camboriú. Ambas são as mais procuradas da Ilha, principalmente por turistas argentinos, que demonstram gostar de badalação.
Além de ter as águas mais quentes da ilha - embora seja imprópria para o banho em alguns pontos por causa da poluição -, Canasvieiras é palco dos campeonatos de vela, e dela saem barcos de passeio para a Ilha de Anhatomirim. em meio às águas da Baía Norte. Já Ingleses, que recebeu esse nome por causa de um barco inglês que naufragou em 1700, é espremida entre dois morros e tem águas calmas. Dela tem-se acesso ao Parque Florestal Rio Vermelho. As duas praias possuem faixas estreitas de areia, que ficam completamente lotadas. Para obter um bom lugar onde colocar o guarda-sol, o turista tem de ter sorte, paciência ou chegar cedo à praia.fotos: Albari RosaBadalaçãoA estreita faixa de areia da praia de Ingleses fica lotada de turistas, principalmente argentinos: ferveção
James Alberti

mockup