A identidade sem preconceitos
Livro infantojuvenil apresenta os elementos da construção de identidade de uma criança negra no Brasil
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de agosto de 2023
Livro infantojuvenil apresenta os elementos da construção de identidade de uma criança negra no Brasil
Marcos Losnak/ Especial para a Folha

Publicado originalmente em 1998, “Histórias da Preta” foi uma das primeiras obras da literatura infantojuvenil brasileira a apresentar a identidade negra para crianças.
De autoria da escritora Heloisa Pires Lima, o livro apresentava os múltiplos elementos do processo de construção da identidade de uma criança negra no Brasil.
Uma obra que influenciou dezenas de livros sobre o tema ao longo dos últimos 25 anos.
A editora Companhia das Letrinhas acaba de lançar uma nova edição de “Histórias da Preta” com ilustrações de Laurabeatriz. A obra narra a trajetória de uma menina que, com uma avó de origem européia e um avô de origem africana, recebe o apelido de Preta.
Num primeiro momento ela não aceita ser chamada assim por ter uma pele marrom. Num segundo momento percebe que, apesar da cor de sua pele, é uma menina negra perante a sociedade.
Então seus questionamentos se multiplicam: “Ser negra é como me percebem? Ou como eu me percebo? Ou como vejo e sinto me perceberem?”
Quando Preta começa a entender suas origens afro, compreende que existem afro-americanos, afro-brasileiros, afro-cubanos, afro-franceses em vários países devido à escravidão promovida pelo colonialismo europeu.
Em sua busca por uma identidade, entende que a origem africana pode estar tanto na cara e como no coração: “Ser africano é diferente de ser italiano ou francês. A África não é um país, mas um continente com muitos países, e cada qual com etnias diferentes. Então, em quantos lugares da África eu tenho origens?”
Nessa jornada, Preta conhece as várias etnias africanas, o cruel processo de escravidão promovido pelo império português, a mitologia dos povos africanos, a religião afro-brasileira e muito mais. Tudo para conquistar sua própria identidade.
Em “Histórias da Preta”, Heloisa Pires Lima consegue unir elementos afetivos e elementos paradidáticos em uma mesma jornada pela afirmação de uma identidade sem preconceitos.

SERVIÇO
"Histórias da Preta”
Autora – Heloisa Pires Lima
Ilustrações – Laurabeatriz
Editora – Companhia das Letrinhas
Páginas – 64
Quanto – R$ 54,90

