Imagem ilustrativa da imagem A humanidade das coisas

Todas as coisas que existem no mundo foram feitas por alguém. Mesa, cadeira, garfo, copo, camiseta, chinelo, cobertor, brinquedo, papel, caneta, parafuso, pão, sorvete, bolacha, casa, escola, chiclete ou bicicleta. Toda e qualquer coisa foi fabricada ou construída por alguém.

Benedito nunca havia pensado nisso, mas quando descobriu que todas as coisas eram feitar por alguém, logo começou a imaginar como eram feitas. Como eram fabricadas. Por quem eram construídas.

A descoberta do pequeno Benedito está em “Benedito e as Coisas”, obra infantil do cineasta e escritor Luis Henrique Mioto com ilustrações de Ricardo Bagge.

Com o auxílio do pai, o menino aprende de maneira prática, que as coisas não aparecem do nada. Sempre existe alguém, mesmo que desconhecido, fazendo tijolo, sorvete, lâmpada, livro, vassoura, avião, elevador, boné, chocolate, pijama, televisão, bola, chuveiro, tapete, balanço, boneca, bolo e mil coisas mais.

Benedito também compreende as relações que as pessoas estabelecem com as coisas que fabricam. Começa a entender que há coisas feitas de modo industrial e coisas feitas de maneira artesanal. Coisas feitas de maneira consciente e coisas feitas de modo alienado.

Lançado pela editora Grafatório, “Benedito e as Coisas” integra a coleção “Temas Supremos” criada por Luis Henrique Mioto. Com patrocínio do Promic, o livro foi publicado em versão impressa, disponível nas bibliotecas escolares de Londrina e região, e também em versão audiolivro, disponível gratuitamente em: https://soundcloud.com/temassupremoslivros.

Sem abrir mão da atmosfera lúdica das histórias infantis, “Benedito e as Coisas” revela que todas as coisas que existem no cotidiano das pessoas são feitas pelas mãos de outras pessoas. Ou por máquinas construídas e operadas por pessoas. Gente conhecida ou desconhecida. Gente visível ou invisível. E que é possível encontrar tanto humanidade quanto desumanidade no interior das coisas.

Imagem ilustrativa da imagem A humanidade das coisas
| Foto: Reprodução

Serviço:

“Benedito e as Coisas”

Autor: Luis Henrique Mioto

Ilustrações: Ricardo Bagge

Editora: Grafatório

Páginas: 52

Acesso gratuito ao audiolivro :

https://soundcloud.com/temassupremoslivros

Acesso gratuito ao livro em PDF:

https://grafatorio.com/site/temassupremos/

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1