A HISTÓRIA NA ÓTICA DOS PIONEIROS
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 03 de setembro de 2001
Nelson Sato<BR>De Londrina 
Uma infinidade de pesquisadores já mergulhou na história da colonização de Londrina e do Norte do Paraná. Há pelo menos 60 livros publicados sobre o tema, muitos deles contendo versões distintas e até francamente opostas ao viés ufanista oficial.
Um projeto em andamento, porém, tem a ambição de restaurar a ''verdade dos fatos'' submetendo as várias interpretações correntes aos depoimentos de quem viveu a saga dos desbravadores e se estabeleceu nas cidades da região. ''Estamos ouvindo 350 pioneiros vivos para sanar as discrepâncias e as informações incorretas'' diz o empresário Klaus Nixdorf, presidente da ONG Pró-Memória, responsável pelo projeto.
A ONG foi criada há pouco mais de dois anos com o objetivo de resgatar e preservar a memória da região. Reúne 233 voluntários incluindo pioneiros, professores, estudantes e pesquisadores. Todo o material recolhido resultará no livro ''Londrina Ano 2000'', que terá coordenação do jornalista e editorialista da Folha Walmor Macarini.
O livro vai abranger o período de 1929 aos dias atuais. A pesquisa está em fase adiantada. Klaus conta que ''70% do levantamento já foi compilado''. A previsão é de que até dezembro tudo esteja nas mãos de Macarini para que ele inicie a organização das informações e dê cabo do texto final. ''O trabalho de fôlego já foi feito. Só vou dar um tratamento jornalístico à obra'' diz Macarini.
Nas páginas, algumas colônias ganharão capítulos exclusivos. ''Tínhamos a presença de 33 etnias no período da colonização. Mas apenas 9 se estabeleceram na região. São elas as colônias de brasileiros, alemães, japoneses, italianos, árabes, espanhóis, portugueses, eslavos e poloneses que contarão suas próprias experiências no livro'' diz o presidente da ONG.
O volume será ilustrado com reproduções de 70 telas do artista plástico maringaense Edgar Osterroht, que pintou-as a partir de fotos de personalidades e paisagens obtidas junto a museus. Será traduzido para o inglês, além de trazer versões em seus idiomas específicos dos capítulos dedicados às colônias. A previsão de lançamento é para o primeiro trimestre de 2002 com tiragem inicial de 3 mil exemplares.


