LITERATURA -

A Flim prossegue com muitas atrações

Com agenda intensa, 6ª Festa Literária de Maringá recebe renomados autores neste final de semana

Marcos Roman - Grupo Folha
Marcos Roman - Grupo Folha

Sobrevivente dos conflitos étnicos que, em 1994, resultaram no massacre de cerca de 800 mil pessoas em Ruanda, Scholastique Mukasonga está entre os autores mais aguardados da 6ª Festa Literária de Maringá neste final de semana. A escritora africana participa de um bate-papo sobre literatura e memória que acontece no sábado (9), às 19 horas, no Auditório Sertões, com mediação de Rogério Pereira e tradução simultânea de Andréa Zíngara Miranda. A entrada no evento é gratuita.



Scholastique Mukasonga nasceu em 1956 e perdeu quase toda a sua família no genocídio que abalou a África há 25 anos, quando extremistas étnicos hutus vitimaram membros da comunidade minoritária tutsi. Radicada na França, voltou a trabalhar como assistente social – profissão que exercia no país natal – e tornou-se escritora. Contemplada com diversos prêmios internacionais, ela teve três de seus livros publicados no Brasil, todos pela editora Nós.






Scholastique Mukasonga : escritora africana fala sobre literatura e memória neste sábado (9)
Scholastique Mukasonga : escritora africana fala sobre literatura e memória neste sábado (9) | Divulgação
 



Baratas”,traz um relato autobiográfico em que se associam memória coletiva e individual. “A mulher de pés descalços”, que trata de maneira pungente dos conflitos enfrentados pelas mulheres na Ruanda das lutas fratricidas. E “Nossa Senhora do Nilo”, no qual conta as experiências-limites pelas quais passaram as jovens do colégio onde estudou.



A movimentada agenda da Flim no sábado (9) inclui ainda lançamentos de livros durante todo o dia, apresentações musicais e mesas redondas. Uma delas é "A escrita no divã”, que reunirá os escritores Contardo Calligaris e Maria Homem, às 16h30, no Auditório Sertões. Psicanalista, ensaísta e escritor Calligaris nasceu na Itália e se radicou no Brasil há mais de 20 anos. Desde 1999 é colunista semanal da Folha de S. Paulo. Autor dos romances “O conto do amor” e “A mulher de vermelho e branco”, acaba de lançar uma edição revista e ampliada de seu best-seller “Cartas a um jovem terapeuta”.



O psicanalista e escritor Contardo Caligaris é um dos convidados da mesa redonda 'A escrita no divã'
O psicanalista e escritor Contardo Caligaris é um dos convidados da mesa redonda 'A escrita no divã' | Divulgação
 



Às 21 horas, o cantor e compositor Moraes Moreira participa do bate-papo “Poéticas de Moraes", que acontece no Auditório Sertões. O artista baiano começou a carreira musical ainda na adolescência. Nos anos 1970 , integrou o grupo Novos Baianos, um marco na música popular brasileira. Além de ter lançado mais de 30 álbuns na carreira solo, é autor do livro “A história dos Novos Baianos e outros versos” (2007), que conta a trajetória do grupo em linguagem de cordel. Seu livro mais recente é a coletânea de poesias intitulada “Poesia não tem idade - cordéis, poemas e cantorias”, lançado em 2016.



Domingo agitado


A grade de atrações da 6ª Flim neste domingo (10) será aberta às 9h30, com a palestra "Corpo e meio ambiente – os principais desafios do séc. XXI”, que será ministrada por Carolina Pera, no Auditório Capitu. Lançamentos de livros, oficias, workshops e apresentações musicais, bate-papo com autores e diversas outras atividades serão programadas ao longo do dia.


Duas vozes conhecidas da música popular brasileira marcam presença na última noite da festa. Vocalista da banda Pato Fu e com carreira paralela que inclui vários álbuns solo, a cantora mineira Fernanda Takai fala sobre sua atuação na literatura durante o bate-papo “Prosa e Versos”. O evento está agendado para às 19 horas, no Auditório Sertões.



Já a cantora paulista Tulipa Ruiz fará o show que encerra a programação do evento. Ela se apresenta às 21h30, no Auditório Sertões. O repertório deve reunir singles que fazem parte dos quatro álbuns lançados pela intérprete, entre eles “Eu só sei dançar com você”, “Dia a dia, lado a lado” e “Efêmera”.



Fernanda Takai participa da Flim no domingo (10) , último dia da festa literária
Fernanda Takai participa da Flim no domingo (10) , último dia da festa literária | Divulgação
 



Serviço:

6ª Festa Literária de Maringá

Quando – Até domingo (10)

Onde - Estacionamento do Estádio Regional Willie Davids (Av. Prudente de Moraes, esquina com a Av. Duque de Caxias - Maringá)

Entrada gratuita


Continue lendo


Últimas notícias