São Paulo, 03 (AE) - O videocassete tem dessas vantagens. Filmes pouco recomendáveis no cinema conseguem ser mais suportáveis nesse formato. "A Filha do General", que a CIC lança este mês, faz parte dessa estranha categoria. Dirigido pelo australiano Simon West, acompanha a investigação do misterioso assassinato de uma oficial, filha de um general poderoso e ambicioso. Traz John Travolta como nome forte do elenco.
Inspirado em romance policial escrito pelo ex-militar Nelson DeMille, "A Filha do General" tem como tema o preconceito dentro do Exército em todos os níveis. A história não deixa nenhum dos grupos marginalizados de lado. Aparecem mulheres, homossexuais e todos os que se revoltam contra a hierarquia dura e fechada da instituição.
Travolta interpreta um investigador especial da polícia do Exército. Ele é incumbido de averiguar a misteriosa morte da capitã Elisabeth Campbell (Lisa Stanfield), encontrada nua num campo de treinamento, com a calcinha enrolada em volta do pescoço. Para compensar o temperamento explosivo, ele ganha como parceira a oficial Sarah Sunhill (Madeleine Stowe).
Outro personagem importante é o pai da vítima, o general Joe Campbell (James Cromwell), que concorre a uma indicação como candidato a vice-presidente. Um homem frio e calculista, capaz de qualquer atitude para atingir seus objetivos. A conturbada relação entre Campbell e Elisabeth, fica claro desde o início, é a chave de todo o mistério.
As peças estão colocadas. O investigador sabe tanto quanto o espectador. E é isso o que torna o filme um pouco mais atraente. Pouco a pouco, novos ingredientes vão sendo acrescentados à receita, até que toda a história fique completa, se revele o que aconteceu com a moça e quem foi o responsável pelo seu assassinato.
O australiano West é um diretor relativamente novo. Seu filme de estréia foi a comédia involuntária "Con Air Rota de Fuga" (1997). O segundo trabalho, inédito no Brasil, chama-se "The Deceivers" (1999). Havia trabalhado como diretor de comerciais de televisão antes de se dedicar ao cinema. Um de seus trabalhos mais conhecidos na área foi uma campanha da cerveja Budwaiser, protagonizada por formigas dançantes.
Talvez por isso tenha tratado tudo de maneira tão burocrática, lançando mão de chavões moralistas como arremate da história. É o maior defeito do filme. No que tem de positivo, passa também por outros temas atuais, como a relação de poder e o ancestral conflito entre pais e filhos. Serviço - "A Filha do General". EUA, 1999. Direção de Simon West, com John Travolta. CIC Vídeo