Pouca gente sabe, mas os brinquedos ópticos foram fundamentais para a criação do que todos conhecem hoje por cinema. E é justamente com a ajuda deles que a oficina infantil ''Meu Pequeno Cinema'' pretende levar o universo da sétima arte para um público de 7 a 15 anos. O evento acontece de hoje até quinta-feira, no espaço Caixa Cultural, em Curitiba.
''A fascinação do cinema afeta toda a população em seu último nível, com os filmes prontos. As pessoas vão ao cinema, mas não têm ideia do processo de desenvolvimento do cinema até os dias de hoje. A ideia com esta oficina é mostrar o início de toda a história do cinema, é descer um degrau para mostrar a técnica e o fazer artístico'', explica a mestre em comunicação e semiótica, Careimi Ludwig Assmann, que, ao lado do pesquisador em cinema Luis Carlos Pavan, é responsável pela oficina.
Para mostrar a evolução da sétima arte, Careimi e Luis vão utilizar brinquedos ópticos. As crianças vão colocar em prática a teoria, montando os objetos com as próprias mãos. Serão apresentados quatro tipos de instrumentos: o taumótropo, que combina duas figuras em lados diferentes de um papel, criando uma terceira; o fenaquitoscópio, um disco que simula a ação contínua de desenhos; o flipbook, que ''anima'' ilustrações a partir de um livro coordenado com o uso das mãos; e o praxinoscópio, aparelho com tambor de espelhos, com projeção de imagens de personagens aparentemente em movimento.
''Decidimos focar a oficina nas crianças, para que elas possam entender o porquê desta curiosidade do ser humano. Além de conhecer como se deu o surgimento das técnicas, as crianças irão vivenciar a experiência do fazer artístico para entender toda a fantasia do cinema.''
Serviço -
''Meu Pequeno Cinema''.
Quando: de hoje até o quinta-feira, das 9h às 12h ou das 14h às 17h.
Onde: na Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280), em Curitiba.
Quanto: entrada franca. Mais informações pelo telefone (41) 2118-5114 e pelo site www.caixa.gov.br/caixacultural.

mockup