O Salgueiro é a escola do coração de muitos londrinenses. Há quatro anos um grupo de dez pessoas sai de Londrina para desfilar no Sambódromo. Entre elas, está Janice Messias Desalacia, 38 anos, que descreve a folia como ''uma coisa muito prazerosa'' não só durante o carnaval, mas também durante os ensaios. Entre agosto e setembro, o grupo define em qual ala vai desfilar - nem todas aceitam turistas - e começa a pagar pela fantasia que custa cerca de R$ 400,00 para cada integrante. O grupo, durante os ensaios, participa da escolha da porta-bandeira e do mestre-sala. Também tem um compromisso que é levado muito a sério: aprender o samba-enredo para a escola fazer bonito no grande dia.
Janice conta que o grupo foi convidado a participar da escola pelo presidente de uma das alas que conheceu os londrinenses num ensaio, em 1998. Daí para a frente, eles caíram no samba como quem cai de amores e não largaram mais da folia. Nos ensaios, de vez em quando eles encontram famosos que vão à quadra do Salgueiro conferir a performance dos passistas. O bailarino russo Mikhail Baryshinikov, um dos maiores nomes da dança mundial, foi uma das personalidades que Janice encontrou há dois anos apreciando o samba.
Entre as grandes emoções dos desfiles ela cita o fato de o Salgueiro - assim como a Portela e a Mangueira - conseguir levantar o público quando entra na avenida. ''É uma festa só'', declara, ''o coração vai parar na boca''. (C.M.)


Mais informações sobre a particpação nos desfiles podem ser obtidas no site www.salgueiro.com.br.