O Dia Internacional da Dança será celebrado na próxima quinta-feira (29). Mas que dança é possível dançar no atual cenário de mares revoltos provocados pela pandemia no Brasil e no mundo? Esse questionamento levou os organizadores do Festival Panorama - que há 25 anos agita o Rio de Janeiro - a criarem um projeto virtual com o objetivo de dar visibilidade a obras inéditas produzidas por jovens da periferia carioca. Trata-se do Festival Panorama Jangada, cuja programação será aberta neste sábado (24) e prossegue até o dia 2 de maio. Durante o evento, o público poderá acompanhar gratuitamente pela internet (no site www.panoramafestival.com) a transmissão de espetáculos que abordam temáticas contemporâneas vivenciadas por comunidades periféricas.

Reconhecido como um dos principais eventos de arte do corpo, dança e performance do Brasil e da América Latina, o Festival Panorama Jangada selecionou os grupos contemplados para a versão virtual por meio de chamada pública aberta no início deste ano. O evento está apoiando cinco criações fluminenses, que receberam R$ 18 mil cada para serem investidos nos espetáculos da programação da mostra. Os recursos foram financiados através da Lei Aldir Blanc.

A programação será aberta neste sábado (24), às 17 horas, com o laboratório de “práticas de invasão”, no qual os artistas Davi Pontes, Patfudyda e Irmãs Brasil se unem na tentativa de converter os impactos desse tempo pandêmico em outra energia, construindo estratégias de autodefesa e testemunho. No domingo (25), às 17 horas, será apresentado o “Museu dos Meninos”, uma radiocoreografia criada pelo performer Mauricio Lima.

No dia 30, às 20 horas, a dançarina Nyandra Fernandes apresenta o espetáculo “Elegbará”, que mostra uma dança efêmera e visceral que dialoga com a cidade e faz das ruas um palco urgente. No dia 1º de maio, às 20 horas, será exibido “Édà”, é um vídeo-dança protagonizados por sete artistas, moradores do Complexo da Maré e de outras comunidades, que se reúnem na pandemia para pulsar e tecer a dança como respiro e esperança. O festival será encerrado no dia 2 de maio, às 18 horas, com a apresentação de “Zine O Berro”, que traz experimentações corpóreas autorais para dar voz ao universo do cárcere através de protagonistas atingidas por esse sistema.

Obra audiovisual se questiona: o que era o futuro?

Na próxima quarta-feira (28), véspera do Dia Internacional da Dança, o Nii Colaboratório estreia “Estio_rito em lapso”, um experimento audiovisual criado em meio à pandemia. O elenco, com nove artistas da dança da Bahia, foi também responsável pelo próprio registro em vídeo de suas interpretações, sob direção artística de Alana Falcão, Melissa Figueiredo e Neemias Santana, direção de fotografia de João Rafael Neto e trilha sonora de Ramon Gonçalves. O trabalho entra no ar às 19h, no canal de YouTube do Teatro Castro Alves (TCA) – www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial.

Festival de Dança de Londrina ainda não tem formato definido

Após promover uma extensão virtual no ano em 2020, os organizadores do Festival de Dança de Londrina ainda não definiram qual será o formato do evento neste ano. “A possibilidade de realizar o festival em 2021 com segurança para artistas e público, mas sem concessões quanto à excelência da programação e com garantia de plena fruição da linguagem, portanto, tem mobilizado nossos pensamentos e reuniões desde o segundo semestre do ano passado. O dificultador é que as condições sanitárias mudam o tempo todo e a instabilidade das políticas públicas de contenção da crise pandêmica, desde o início, não nos dão condições adequadas para previsões seguras. Logo, temos inúmeras ideias e tentaremos, na medida do possível e do impossível, realizá-las este ano”, afirma, por meio de nota, os curadores do evento: Danieli Pereira e Renato Forin Jr.

Serviço:

Festival Panorama Jangada

Quando - De 24 de abril a 2 de maio

Onde - aqui no canal do evento

Gratuito

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1