No final da vida o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832) descobriu algo que deu origem a uma contagiante sensação de rejuvenescimento. Descobriu um novo encantamento ao entrar em contato com a poesia persa antiga.

 Goethe retratado em pintura de Joseph Stieler de 1828
Goethe retratado em pintura de Joseph Stieler de 1828 | Foto: Reprodução

Tudo teve início quando Goethe leu a primeira tradução integral para o alemão de “Diwan”, obra do poeta persa Hafez que viveu no século 14. Segundo seu relato, ficou tão encantado com os poemas que decidiu dialogar com os poemas escrevendo novos poemas: “Senti a mais extrema necessidade de fugir do mundo real para um mundo ideal, a cuja parte mais agradável estavam dedicados ao meu prazer, a minha habilidade e a minha vontade”.

A partir desse encantamento, passou a ler toda a poesia persa e árabe que encontrou pela frente e começou a escrever versos inspirados na literatura oriental. E assim nasceu “Divã Ocidento-Oriental”, livro publicado originalmente em 1819. Trata-se de uma obra completamente diferente de tudo que Goethe escreveu.

Mas também havia uma razão oculta para tamanho encantamento. Na época, Goethe vivia uma paixão platônica pela atriz Marianne von Willemer. Uma relação que se estabeleceu através de troca de cartas e poemas. A comprovação dessa aventura está na presença de três poemas escritos por Marianne que Goethe publicou no livro como sendo de sua autoria. Os biógrafos suspeitam tratar-se de uma prudência de Goethe para evitar problemas com o marido de Marianne, seu amigo.

“Divã Ocidento-Oriental” acaba de ganhar sua primeira edição brasileira lançado pela editora Estação Liberdade. A tradução é fruto da tese de doutorado de Daniel Martineschen, professor de língua alemã da Universidade Federal de Santa Catarina. Em suas palavras, o objetivo foi tentar traduzir a obra reproduzindo em português o ritmo e a sonoridade da poesia, procurando simplificar soluções e evitar rebuscamento: “Procurei, assim, espelhar a métrica usada no original. Na maioria dos casos, o verso ideal para essa reprodução me pareceu ser a redondilha maior, por ter o mesmo andamento do troqueu e uma quantidade de sílaba poética semelhante ao original alemão.”

A palavra "divã" ("diwan" no original) é de origem persa e significa "coletânea". Era utilizada nas tradições literárias de língua persa, árabe e turca para designar a reunião de escritos de determinado poeta. Não possui relação direta com a palavra "divã" que dá nome ao sofá sem encosto, peça mobiliária popularizada pelos psicanalistas.

“Divã Ocidento-Oriental” está dividido em duas partes. A primeira traz os poemas, a segunda traz as considerações de Goethe sobre o conteúdo dos versos. Ele achava que o leitor não entenderia sua proposta por ser algo pouco conhecido dentro da cultura europeia, por isso era necessário apresentar as características da literatura dentro do mundo oriental.

A temática dos poemas trafega entre o amor, a guerra, a sabedoria, o êxtase da sensualidade, os prazeres do corpo, as religiões abraâmicas e islâmicas, a mística do sufismo, o zoroastrismo, as tradições persas, as escritura sagradas e muito mais.

Goethe, autor do clássico “Fausto” (1806), realiza uma viagem literária que promove a confluência de dois mundos, o universo ocidental e o oriental. Tudo isso sem sair do quarto, tendo como meio de transporte apenas antigos livros de poesia.

Serviço:

“Divã Ocidento-Oriental”

Autor: Johann Wolfgang Von Goethe

Editora: Estação Liberdade

Tradução, notas e posfácio: Daniel Martineschen

Páginas: 448

Quanto: R$ 72

Fragmento:

Um rei tinha dois tesoureiros,

um recolhia, o outro gastava;

na mão deste nada parava,

o outro tomava sem parar.

Morrera o doador, ao rei faltou presteza

para indicar o sucessor;

e mal o seu olhar desviou,

tinha o coletor tanta riqueza

que o ouro até atrapalhava,

pois nada mais se gastava.

Eis que o rei se dá conta

do que a desgraça remonta.

O acaso saberá valorizar:

esta vaga ninguém vai ocupar.

(Poema de Goethe que integra “Divã Ocidento-Oriental”)

mockup