A China e suas belas pinturas folclóricas
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de abril de 2000
A China e suas belas
pinturas folclóricas
DivulgaçãoUma das obras chinesas expostas na Biblioteca Pública do ParanáDe CuritibaA exposição Pinturas Folclóricas Chinesas reúne, a partir de hoje, às 17 horas, 53 peças feitas por um grupo de pintores não profissionais do arquipélago de Zhoushan Zhejiang, da República Popular da China. A mostra fica no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná, até o dia 15 de abril.
Os artistas que participam dessa coletânea são pescadores, fazendeiros, estudantes e outros trabalhadores amantes da arte. Em seu tempo livre dedicam-se à pintura, gerando obras que não se enquadram no tipo acadêmico. Retratam o mar, a vida e a história de suas comunidades.
As obras desses amadores têm como estilo básico o exagero na cor, a liberdade na estrutura pictórica, audácia na utilização da escova e informalidade dos contornos. Um dos principais aspectos dessa arte é justamente a posição de independência dos artistas sobre a vida e sobre a arte, característica que diferencia a pintura folclórica de Zhoushan de outras pinturas folclóricas da China.
Exposição Pinturas Folclóricas da China, de hoje a 15 de abril, no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h.