Uma das charges vencedoras do concurso de 2015, de Geovana Anita Patrício, da Escola Municipal Miguel Bespalhok
Uma das charges vencedoras do concurso de 2015, de Geovana Anita Patrício, da Escola Municipal Miguel Bespalhok | Foto: Reproduções



Pelo terceiro ano, o programa Folha Cidadania convida os estudantes a mergulharem no universo das charges. Até o dia 20 de junho, alunos do 5º ano do ensino fundamental, das escolas participantes do Programa Folha Cidadania, podem se inscrever no III Concurso de Charges.

Este ano, os participantes deverão seguir o tema "Qual a importância da água para a vida na Terra?". A ideia é que eles utilizem da imagem para expressar um pensamento crítico. Ao todo, serão cinco charges vencedoras, uma de cada município (Assaí, Cambé, Jataizinho, Londrina e Porecatu) participante do programa.

Os trabalhos serão avaliados pela Criatividade, isto é, originalidade da ideia apresentada e os meios encontrados pelo aluno para expressá-la; Desenvolvimento, se a mensagem pretendida é bem transmitida; Impacto Visual, onde serão considerados os desenhos em si, as cores, formatos e estilo, e a Correção Ortográfica, identificando erros de concordância, ortográficos e a linguagem utilizada.

Todos esses critérios serão apontados por uma comissão julgadora formada por profissionais das áreas de Design, Artes e/ou Educação, bem como indicados por parceiros do Programa Folha Cidadania, para fazer uma pré-seleção das charges inscritas. As charges deverão ser enviadas via postal ou entregues pessoalmente na sede central da Folha de Londrina.

A charge vencedora de 2016, de Beatriz França, da Escola José Garcia Villar, ambas de Londrina
A charge vencedora de 2016, de Beatriz França, da Escola José Garcia Villar, ambas de Londrina



Segundo Luciana Fontes, coordenadora do Folha Cidadania, as edições anteriores contaram com um média de 500 trabalhos inscritos. "A experiência é sempre positiva, com a participação de muitos alunos. Precisamos dar voz e oportunidade a todos esses talentos", comenta.

Ela explica que o foco do concurso é estimular a criação de charges e incentivar a produção de caricaturas e a abordagem do tema nas escolas, a fim de desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e o senso de humos dos alunos.

A assistente de Projetos do Folha Cidadania, Nathália Sheguera de Oliveira diz que a escolha do tema levou em consideração o 6º objetivo (Água Potável e Saneamento) da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). "Queremos conscientizar os alunos do quão importante é a água, já que é vital para a sobrevivência de todos", completa.

A elaboração das charges deverá ser realizada em sala de aula sob a supervisão do professor responsável. Na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, na Zona Sul de Londrina, a professora Rosana Festti da Silva que ensina gêneros textuais, trabalhou as charges durante o bimestre, nas turmas de 5º ano.

"O desenho desperta a atenção dos alunos e faz com que eles passem uma mensagem que talvez, se fosse apenas dita, não teria tanta expressividade", comenta.

Premiação
As charges selecionadas, serão publicadas na edição da semana seguinte da Folha Cidadania, que circula às terças-feiras. Os alunos vencedores, juntamente com seus respectivos professores receberão um prêmio cedido pela Ciranda - Música, Literatura e Brinquedo, uma assinatura trimestral, impresso e digital do jornal Folha de Londrina e um certificado de participação.

Os docentes ganharão uma assinatura trimestral, impresso e digital do Jornal Folha de Londrina e um certificado de participação.

Iniciativa
Ao longo do ano, a FOLHA promove diferentes concursos por meio do programa Folha Cidadania. Além do III Concurso de Charges, estão previstos para o segundo semestre, a 11ª edição do Concurso Pequeno Jornalista, onde os estudantes são convidados a escrever sobre determinado tema, e o Debatedor Mirim, também na 11ª edição, que promove um debate entre alunos sobre um assunto específico.

Nathália acrescenta que neste ano também será promovido o Debate entre Professores. "A ideia dos projetos é combater o analfabetismo funcional, visando formar cidadãos que compreendam mais a realidade. Atualmente, o Folha Cidadania conta com o envolvimento de 110 escolas municipais de Londrina e região", diz.

O III Concurso de Charges do Folha Cidadania é realizado pelo Grupo Folha de Comunicação e tem o patrocínio de Ciranda – Música, Literatura e Brinquedos.

Serviço:
III Concurso de Charges
De 22 de maio a 20 de junho
Mais informações clique aqui e acesse o link do regulamento.