Peter Sorel/Arquivo FolhaCena de ‘‘Los Angeles: Cidade Proibida’’: bem cotado‘‘Los Angeles: Cidade Proibida’’ é mesmo o filme favorito dos críticos de cinema dos Estados Unidos. Na semana passada, ele foi considerado o melhor pela Associação de Críticos de Cinema de Nova York. No último fim de semana, a produção levou o prêmio de melhor de 1997 da Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles.
O cineasta Curtis Hanson levou os prêmios de melhor diretor e melhor roteirista (junto com Brian Helgeland). A produção também foi considerada a melhor do ano na categoria de fotografia. Outros prêmios da Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles foram: melhor atriz para Helena Bonham Carter, por ‘‘The Wings of the Dove’’, e melhor ator para Robert Duvall, por ‘‘The Apostle’’. ‘‘Boogie Nights’’ levou os prêmios de atores coadjuvantes, para Burt Reynolds e Julianne Moore. Paul Thomas Anderson, o diretor da produção, ganhou o prêmio da ‘‘nova geração’’. O melhor filme estrangeiro foi ‘‘La Promesse’’, da Bélgica.
Os produtores de ‘‘Los Angeles: Cidade Proibida’’ ainda estão confiantes de que o filme pode se transformar em um sucesso se ganhar um Oscar. A produção faturou apenas US$ 35 milhões até agora nos cinemas. De acordo com analistas da indústria de Hollywood, o filme pecou por causa de sua campanha promocional e detalhes como a foto escura do cartaz e o lançamento no mês de setembro, que não costuma ter muitos hypes.
A Warner não esconde que pretende fazer uma forte campanha para tentar emplacar o filme entre os concorrentes do Oscar, seguida de um trabalho intenso com os membros do comitê de eleitores. Eles estão animados com a presença do filme em todas as listas de palpites que têm sido divulgadas na imprensa norte-americana.

mockup