A arte de Zimmermann
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de junho de 1998
Simone Mattos 
Mais do que uma exposição, a mostra Pinturas Recentes é uma visita ao trabalho do artista plástico Carlos Eduardo Zimmermann. Seus três últimos quadros estarão expostos a partir desta terça no Museu Alfredo Andersen, em Curitiba.
Ele conta que um dos motivos que o levou a aceitar fazer a exposição foi o fato do museu ser muito parecido com a casa onde ele nasceu, em Antonina. O convite chegou num momento feliz, quando eu queria expôr. O caráter intimista do museu ajudou muito, explicou. Esta é a terceira exposição individual do artista, em Curitiba, nos últimos 18 anos.
Zimmermann aceitou expor no Alfredo Andersen porque o prédio é parecido com a casa em que ele nasceu, em Antonina
Vilma SlompNeste período, Zimmermann também apresentou suas obras em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Londres e Genebra. Em 96, última vez que expôs em Curitiba, apresentou 60 quadros. Esta mostra foi visitada por 25 mil pessoas, sendo três mil crianças.
Desta vez, a principal proposta do artista é eliminar obstáculos entre a idéia e o público e entre o público e o artista. Para isto, foi aberta a possibilidade de realizar visitas programadas, orientadas por Zimmermann.
Estou numa fase didática da minha obra, quando tenho grande interesse em mostrar meus trabalhos para as crianças, por exemplo. Ele comentou inclusive que a proposta está aberta para grupos de escolas de inglês ou francês, quando a visita seria guiada no respectivo idioma.
A exposição tem um caráter dramático e cenográfico. Cada um dos quadros, com medidas de 1m50 por 1m50 e 2m por 1m20, está instalado numa das salas do museu, com iluminação apropriada. As três obras tem em comum o tema: todas falam sobre as pedras.
É uma evocação de certas civilizações antigas que deixaram registros através dos tempos. Como exemplos ele cita as pirâmides egípcias, o Machu Pichu dos Incas, o Chichen Itza dos Maias, o Tenochtitlán dos Aztecas e os monolitos da Ilha de Páscoa. São símbolos surrealistas e metafísicos, afirmou.


