Realizar uma homenagem para as pessoas que morreram em decorrência da pandemia provocada pelo Covid-19 é a proposta do single "Janelas Enlutadas" que será lançado nesta quinta-feira (30), no YouTube, produzido por Chris Vianna, Carlos Fofaun e Yan Maran. Os artistas explicam que a decisão sobre lançar esse single no final de 2021 se deu pois é um trabalho que fala sobre as pessoas que foram levadas pelo Covid-19.

Chris Vianna lança nesta quinta (30) o single "Janelas Enlutadas", com Du Benvenhu e outros convidados
Chris Vianna lança nesta quinta (30) o single "Janelas Enlutadas", com Du Benvenhu e outros convidados | Foto: Lírica Aragão/ Divulgação

Os autores esclarecem que embora a temática encontre divergência do clima de festa por ser uma produção densa, triste, que toca nessa ferida aberta, fala sobre esse mais de meio milhão de pessoas que não estarão presentes em 2022. "Deixaram mulheres, maridos, filhos, amigos. Enfim, morreram levados pela Pandemia e pensamos que esse trabalho seja nossa forma de prestar uma homenagem aos mortos, nós não esqueceremos essa tragédia que abateu o mundo de forma tão avassaladora e do descaso que muitos tiveram em relação à Pandemia", consideram.

Dos inúmeros trabalhos produzidos por Chris Vianna, Carlos Fofaun e Yan Maran, novos parceiros surgiram. Como é o caso do músico Du Benvenhu. “Janelas Enlutadas” é o primeiro fruto que Du Benvenhu e Chris Vianna apresentam ao público, mas não foi o primeiro a ser gravado. Eles já têm na manga 4 músicas prontas e estão produzindo mais 4. Será o terceiro álbum da Chris com lançamento previsto para março de 2022.

Para compor a música, Du Benvenhu usou um quarteto de cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo). Já o cineasta Carlos Fofaun, para compor a estética do vídeo, procurou dialogar com o vazio e a solidão. Explorou o silêncio em takes que beiram a imobilidade, trabalhando com a atriz, Chris Vianna, aquilo que pode ser dito através do olhar, do gesto lento e sutil.

A letra foi escrita em abril, no dia Mundial da Voz. "A morte é fato. Sabemos que alguém próximo ou distante, ou nós mesmos morreremos, sabemos que sentiremos uma dor profunda, mas não temos ideia de quão profunda será essa dor e no caso de uma pandemia, de uma Guerra, o pesar deixa de ser íntimo e se torna social", pensam os produtores. A princípio, “Janelas enlutadas” não foi criada com a intenção de compor uma produção com música e vídeo, mas, a arte se apresenta de várias formas e tudo foi se encaixando até chegarmos ao ponto de apresentar o trabalho ao público.

Sobre os autores:

Carlos Fofaun Fortes

Produtor, Roteirista e Diretor de Cinema. Cinegrafista e Editor de peças publicitárias. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina. Entre outros, foi Diretor e Roteirista dos curta-metragens "Invasores", “Bosque Vermelho” (Cine Guerrilha) e “O Violeiro de Lerroville” (Rpc, Kinoarte) Assistente de Direção do Longa-metragem "Leste Oeste", Diretor de Produção do longa-metragem "Passagem Secreta" (Kinopus) e de curta-metragens como “Rubras Mariposas” (Clareira) e "A Manicure" (Cine Guerrilha), entre outros.

Chris Vianna

Professora de Língua Portuguesa, produtora cultural, atriz, vocalista da Banda benditos Energúmenos, fundadora do Festival Literário de Londrina - Londrix e Vila Cultural Cemitério de Automóveis

Eduardo Benvenhu

Licenciado em Música, técnico de som e compositor de cinema. Profissional de gravações musicais com 6 anos de experiência em estúdio e gravações ao vivo, elétricas. Entusiasta de música e diversidade cultural. Guitarrista.

Serviço:

Lançamento “Janelas Enlutadas”

Quando: quinta-feira (30), às 20 horas.

Link para o vídeo Janelas Enlutadas

...

.
. | Foto: Folha Arte