A história da arquitetura curitibana do início do século está sendo contada numa exposição, que será inaugurada hoje, na Casa Romário Martins. A mostra revela a evolução que teve início no velho traçado de características coloniais, caminhando para uma cidade mais alta e em constante construção.
O trabalho de pesquisa, realizado pela Casa da Memória, resultou em 50 projetos e plantas de construções, feitas entre 1906 e 1916. Além disto, também fazem parte da mostra maquetes de edificações, materiais e objetos de construção da época, como telhas, lambrequins e ladrilhos.
A arquitetura curitibana do início do século é definida pelos estudiosos como eclética, uma vez que foi influenciada por vários estilos ao mesmo tempo, como o barroco, o gótico, o renascentista, o toscano, o mourisco e o romântico.
Sendo submetido a constantes estudos e avaliações, chegou-se a conclusão que o estilo eclético representa bem mais do que uma simples cópia ou pastiche, revelando os anseios e as incertezas da burguesia européia. O historiador que coordenou a pesquisa, Marcelo Sutil, explica que a tendência eclética apresentou uma decoração com menos rigor e mais liberdade do que outros estilos.
Por isso, ela foi rapidamente aceita pela burguesia curitibana da época, levando engenheiros e arquitetos a executarem réplicas de modelos europeus. Um exemplo é o castelinho do Batel (atual sede do Canal 12), cópia fiel de uma propriedade no Vale do Loire, na França.
Depois de aceita e difundida pelas classes sociais mais altas, a tendência eclética atingiu também as residências de classe média e baixa da população curitibana, fazendo com que os mestres-de-obras reproduzissem o estilo em seus projetos.
Além do material reunido na exposição da Casa Romário Martins, o público pode conferir o ecletismo das construções do início do século caminhando pelas ruas da cidade. Ele está expresso em casarões dos bairros nobres; construções do centro da cidade, especialmente na Rua das Flores; e em residências e pequenos armazéns dos bairros mais afastados de Curitiba.

mockup