Pela quarta vez as alegres e muitas vezes confusas garotas da peça ‘‘Confissões de Adolescente’’ se expõem ao público curitibano. Casas lotadas em todas as montagens (inclusive com direito a sessões fechadas para escolas, como está acontecendo agora) tornou a cidade uma das preferidas do elenco, que escolheu Curitiba para a última apresentação da peça.
Karol Machado, Bebel Lobo, Gabriela Duarte e Ingrid Guimarães, mais a participação especial de Alexandre Vaz, apresentam o espetáculo derradeiro. Cada qual vai cuidar da vida. Tem um segundo elenco viajando com ‘‘Confissões’’, mas este, que é praticamente o original, dissolve-se a partir de segunda-feira.
Gabriela Duarte é cuidadosa quando o assunto é a despedida de uma montagem que tanto bem fez a todas elas. ‘‘É um peso dizer despedida’’, observou. Outros ‘‘reencontros’’ poderão acontecer naturalmente, emendou Bebel.
Seria como ‘‘dar um tempo’’, com algumas possíveis sessões afetivas, porque estar na pele das adolescentes ‘‘é bom demais’’. Os quatro anos de trabalho renderam ao quarteto uma platéia que ultrapassa um milhão de espectadores. ‘‘Viemos aqui para comemorar juntos esse sucesso’’, explicou Carol.
Próximos passosCarol e Ingrid, que estiveram juntas em ‘‘O Diário de Anne Frank’’, numa produção inesquecível, voltam a contracenar num novo projeto assinado por elas. ‘‘Duas Mãos’’ conta a história de duas netas e avós, representadas pelas duas atrizes.
A estréia está marcada para dia 4 de julho, na Casa de Cultura Laura Alvim, depois de alguns anos de pesquisas feitas junto aos jovens, aos avós e um ano em busca de patrocínio.
‘‘Falamos da diferença de gerações’’, conta Ingrid. Ela diz que depois dos anos 70, da negação da família, a onda agora é voltar para casa, curtir o carinho dos pais, se aconchegar nos braços das avós. ‘‘A gente quer que todo mundo saia do teatro querendo ir para a casa da avó. Comer a comida dela, sentir o cheiro da casa que é tão característico’’.
Gabriela Duarte começa a gravar dentro de mais algumas semanas ‘‘Por Amor’’, título provisório da próxima novela das sete da TV Globo. Vai contracenar com a mãe, Regina Duarte, e fará o papel de filha de Regina Duarte. O receio de Gabriela não está em contracenar com a mãe. Mais difícil é saber como o público vai reagir.
Mãe e filha na vida real e fictícia têm os parâmetros necessários para a divisão, que o telespectador nem sempre tem. Gabriela viverá o papel de uma garota classe média que se casa com um homem riquíssimo e, com o casamento, vê abrir-se um precipício entre ela e a mãe. De qualquer forma o amor que une as duas mulheres permanece intacto.
Estar cara a cara com a mãe na telinha da TV um dia iria acontecer. ‘‘Estou preparada. Uma hora eu teria que enfrentar isso, então que seja agora. É um trabalho de extrema responsabilidade para mim e para ela’’. Afinal ambas são atrizes e ‘‘por uma feliz coincidência ela é minha mãe. Somos muito amigas’’.
E Bebel Lobo, que fará? Por causa de ‘‘Confissões’’ ela abandonou os estudos e no momento conclui o segundo grau. Fará em breve um workshop com o diretor Gabriel Villela. Em suma: o teatro é o caminho que se estende a todas.
q Confissões de Adolescente - com Carol Machado, Bebel Lobo, Gabriela Duarte, Ingrid Guimarães e Alexandre Vaz (participação especial). Dias 16 e 17 no Guairão, às 21h. Platéia e 1º balcão: R$ 15,00 e 2º balcão: R$ 10,00.

mockup