Nesta quarta-feira (10), a partir das 10h30, acontece o terceiro debate sobre o I Seminário Cultura e Orçamento do Estado para Políticas Públicas via Youtube. O debate será promovido pela Frente Movimento, com participação de nomes importantes do meio cultural, dentre eles, Bernardo Pellegrini, atual Secretário de Cultura de Londrina, e a Professora Dra. Amanda Coutinho, da Universidade Federal da Bahia. A mediação do debate vai ser feita pelo doutor em filosofia e assessor parlamentar, Rodrigo Ponce.

O tema principal da discussão será sobre a descentralização dos recursos da Cultura no Paraná que estão se concentrando, em sua maior parte, em Curitiba. Atualmente, quase 10% desses recursos culturais são divididos entre todas as regiões metropolitanas, ou seja, 90% da verba é mantida na capital.

O Paraná é um dos estados brasileiros que menos investe nos setores de cultura e não é pela falta de potencial econômico que isso acontece. Esse tipo de situação vai deixando o quadro desse setor cada vez mais instável. O Fundo Estadual de Cultura planejado para ajudar na distribuição de verbas as cidades, pelo próprio governo do estado, não sai do papel por falta de interesse dos governantes estaduais.

Todos os recursos disponíveis devem alcançar todas as comunidades e minorias dos paranaenses, como os afrodescendentes, os indígenas, caiçaras e os ribeirinhos. Pensando nisso que haverá esta discussão, de forma remota, para saber quais serão os próximos passos e quais as medidas que as Secretarias de Cultura irão tomar.

A inscrição do evento é feita através do link no Google Forms e a transmissão acontecerá via Youtube do Frente Movimento e pelo Facebook do Sated Paraná e do Fórum Emergencial Cultural, a partir das 10h30.